×
Loading ...

Dinâmicas teatrais de dicção e projeção de voz para crianças

Atualizado em 04 julho, 2018

Produções escolares de teatro encorajam os alunos a enfrentarem o medo de palco. Aulas de dicção e projeção de voz criam os princípios do sucesso para que as falas sejam claras e audíveis para a plateia. As crianças aprendem muito bem através de jogos. Praticar com jogos de fortalecimento da dicção irá fornecer a elas a base necessária para a grande noite de performances.

Confiança na voz torna o papel da criança muito mais fácil (Pixland/Pixland/Getty Images)

Sacolas de feijão

Use sacolas de feijão para demonstrar a importância da projeção de voz. Peça para os alunos sentarem no chão, fazendo uma fila horizontal. Dê quinze passos a frente da fila e coloque um saco de feijão no chão. Agora dê vinte e cinco passos e coloque outro saco de feijão no chão, em seguida quarenta e cinco passos. Peça para cada uma delas repetir o nome enquanto olham pro primeiro saco de feijão. Depois para o segundo e o terceiro saco. Crianças elevam a voz naturalmente quando falam com objetos à distância. Quando terminarem, conte a eles que eles acabaram de se fazer ouvir para as fileiras mais distantes do teatro. Converse com eles sobre a importância de projetar a voz e serem ouvidos pela audiência.

Loading...

Frases engraçadas

Pratique a dicção com eles jogando o jogo das frases engraçadas. O primeiro aluno fica de pé e diz a frase: - Meu cachorro pulou no buraco e eu tive que tirar ele de lá. Peça para o segundo aluno repetir a frase mas com um tom de voz diferente, porém audível. Cada aluno então ficará de pé e repetirá a frase, em diferentes tons e volumes de voz. Esse jogo ajuda os alunos a entenderem a importância da dicção conforme eles usam diferentes tons de voz.

Troca

Um de cada vez, os alunos ficam de pé na frente da turma com as costas virada para ela. Ele irá receber um cartão com uma citação famosa escrita. Peça para ele repetir a frase em um tom suficientemente audível. Os alunos devem escrever em uma papel aquilo que eles acham que ouviram e entregar os papéis ao professor. Para cada resposta correta que os alunos darem, o aluno que disse a frase ganhará um ponto. O aluno que acumular mais pontos será o vencedor.

Pratique

Repita os jogos de dicção e projeção de voz diversas vezes na semana até o dia da peça. Com o hábito, eles ficaram mais afiados e se sentirão mais confortáveis ao recitar suas falas e projetarem a voz de forma audível.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...