O início da Dinastia Bourbon em 1589

Escrito por mike koehler | Traduzido por jesse mourao
O início da Dinastia Bourbon em 1589
Henrique IV tornou-se rei da França em 1589, o primeiro rei francês da Casa de Bourbon (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

A Casa de Bourbon chegou ao poder na França em 1589, quando Henrique IV se tornou rei, depois de uma luta de três vias para o controle do país. O poder da Casa de Bourbon continuaria a crescer por mais de 200 anos, quando a realeza Bourbon assumiria o trono na Espanha e partes da Itália moderna. Hoje, a Espanha ainda tem um rei da família Bourbon.

Os primeiros anos dos Bourbons

A Casa de Bourbon teve início centenas de anos antes de subir ao trono francês. O Conde de Clermont, que era filho do rei da França, Luís IX, casou-se com Beatriz de Bourbon em 1268, e o filho deles tornou-se o duque de Bourbon. A linhagem continuou em 1500, quando ele se juntou ao ramo Vendome da família, e se tornaram os governantes de Navarra, um reino que atravessa o que hoje é conhecido como o sul da França e o norte da Espanha.

A Guerra dos Três Henriques

Em 1572, Henrique de Navarra tornou-se o mais novo rei Bourbon de Navarra. Quando o irmão do rei francês Henrique III morreu, deixando Henrique de Navarra como próximo sucessor ao trono, a Guerra dos Três Henriques começou. Como Henrique de Navarra era protestante, tanto Henrique III como o católico Henrique I, duque de Guise, se opuseram a ele. Por fim, Henrique I foi assassinado pelas forças de Henrique III. Este mais tarde foi assassinado e Henrique de Navarra assumiu o trono, tornando-se o primeiro rei Bourbon da França, em 02 de agosto de 1589.

Os conflitos com os católicos

Henrique de Navarra tornou-se Henrique IV da França e continuou em conflito com as forças católicas e anti-protestantes na parte norte do país. Em um ponto, a Liga Católica da França nomeou o tio de Henrique, o cardeal de Bourbon, como seu rei. O conflito no país acabou levando Henrique IV a renunciar o protestantismo e tornar-se um católico em 1593. Ele é conhecido por ter dito "Paris vaut bien une messe" ou " Paris vale uma missa".

A continuação da Casa de Bourbon

As conversas de Henrique IV o ajudaram a ganhar o apoio do povo da França e foi coroado rei na Catedral de Chartres em 1594. Os descendentes de Henrique IV continuariam a governar a França até a derrubada de Luis XVI durante a Revolução Francesa em 1792. O neto de Henrique IV, Luís XIV da França, ajudaria a estabelecer os Reinos Bourbon na Espanha e parte da Itália. A família real espanhola continua como membro da Casa de Bourbon no século XXI.