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Quanto dinheiro é possível ganhar escrevendo livros infantis?

Atualizado em 22 novembro, 2016

Autores de livros infantis podem escrever livros de ficção ou não-ficção, para idades que vão desde a infância até a pré-adolescência. Muitos autores ficam ansiosos para obter um contrato com uma editora e realizar o sonho de ganhar a vida com o seu livro. No entanto, a maior parte dos livros infantis publicados de maneira tradicional não gera rios de dinheiro, especialmente quando é o primeiro livro do autor.

Escrever livros infantis não garante dinheiro rápido (Jack Hollingsworth/Photodisc/Getty Images)

Primeiro livro

O Illinois Chapter of the Society of Children's Books Writers and Illustrators (SCBWI) informa que a maior parte dos autores publicados de maneira tradicional não ganha muito dinheiro por livro. Para um primeiro livro, um editor pode dar a um autor um adiantamento de R$ 7.000 a R$ 18.000; esse dinheiro normalmente é distribuído igualmente entre o escritor e o ilustrador. Você deve, então, ganhar de volta royalties suficientes em cima dos livros que sua editora vende, para ganhar de volta o seu adiantamento antes de ganhar qualquer dinheiro adicional.

Royalties

Quando uma editora vende o livro de um autor, ela retém a maior parte do dinheiro e dá uma porcentagem de volta ao autor, chamado de royalty. Normalmente, os autores recebem royalties de cerca de 3% a 5% em livros infantis. Por exemplo, se um livro infantil é vendida por R$ 22,50, o autor pode receber de R$0,70 a R$1,20 em cima de cada venda. Assim, um livro precisa vender um monte de cópias antes que o autor comece a ganhar dinheiro com isso.

Trechos

Alguns autores de livros infantis vendem trechos para revistas, como contos. O trecho deve ser capaz de representar por si só uma história curta e se encaixar no tema da revista; os autores precisam ajustar os trechos ou revisar suas cópias para torná-los adequados para a publicação, como uma história curta. A maioria das revistas pagam entre R$50,00 e R$500,00 por trecho publicado, de acordo com a SCBWI.

Marketing

Muitos livros infantis publicados de forma tradicional param de ser impressos depois de 5.000 a 10.000 cópias – o que não é o suficiente parar render ao autor muito dinheiro. Se o autor dedicar parte do seu tempo para promover o seu livro, as chances de sucesso se tornam maiores. Os autores podem participar de fóruns online sobre livros infantis ou temas relacionados ao livro, postar links no Facebook e manter um blog sobre o assunto do livro sem gastar nenhum dinheiro extra. Além disso, um autor pode pensar em usar parte de seu adiantamento para a publicidade do seu livro.

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