Mais
×

O que é um diodo de recuperação rápida?

Atualizado em 26 fevereiro, 2018

Um diodo é um dispositivo eletrônico que funciona como uma válvula de retenção, permitindo que a corrente flua em uma única direção. Se ele desliga a corrente de retorno muito rápido, os engenheiros o chamam de diodo de recuperação rápida.

Um diodo de recuperação rápida desliga a corrente rapidamente (electronique 1 image by thierry burot from Fotolia.com)

Ação do diodo

As camadas de silício dentro de um diodo conduzem a corrente em uma direção. Enquanto ela passa na direção preferida, pequenas cargas elétricas se acumulam no diodo. Quando a corrente é revertida, o diodo bloqueia o fluxo, mas a carga acumulada atrasa a ação de bloqueio.

Tempo de recuperação

O diodo de recuperação rápida desliga a corrente em dezenas de nanosegundos (bilionésimos de segundo). Um diodo mais lento pode demorar até um milissegundo (milésimo de segundo). Durante esse pequeno intervalo, ele pode produzir ruído, que pode interferir com o resto do circuito. Quanto mais rápida a recuperação, melhor o diodo funciona.

Schottky

Um diodo de Schottky se recupera mais rápido do que umde silício. Ter um metal com o silício pode fazê-lo funcionar a uma velocidade de até dezenas de bilhões de vezes por segundo. Isso não é adequado para todas as aplicações, mas os engenheiros os utilizam em circuitos de frequência muito alta.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article