Conhecimento

O que é dióxido de silício?

Escrito por mark orwell | Traduzido por fernando prezotto
O que é dióxido de silício?

Dióxido de silício é usado para fabricar vários itens de uso diário

O dióxido de silício é um dos minerais mais abundantes na crosta terrestre, e é encontrado em todo o mundo em várias formas. Graças à sua abundância, ele tem sido usado em diferentes aplicações e é um material valorizado. Sem o dióxido de silício, algumas coisas de nosso dia a dia nunca existiriam.

Outras pessoas estão lendo

Características

Em sua forma sólida, o dióxido de silício é branco e quebradiço, com densidade de 2,2 g/cm³. É composto de um átomo de silício e dois átomos de oxigênio. Sua forma mais comum na natureza é em areia ou em cristais de quartzo, e ele é famoso por sua rigidez. É um mineral altamente resistente ao calor, com ponto de fusão de 1.650º C.

Tipos

Existem dois tipos básicos de dióxido de silício encontrados na natureza. A composição química dos dois tipos é exatamente igual, e as propriedades são geralmente as mesmas, mas como são formados sob diferentes condições, são levemente diferentes. O primeiro tipo é o dióxido de silício granular, que é comumente conhecido como areia. As partículas são bem pequenas, mas ainda duras. O outro tipo é o dióxido de silício cristalino. Esses são amontoados maiores que são cristais de quartzo e têm coloração parecida com a do leite.

Função

O dióxido de silício é usado para várias coisas diferentes. Um dos usos mais comuns é a fabricação de vidro, que é dióxido de silício superaquecido e pressurizado. Ele também é utilizado na produção de pasta de dentes. Graças à sua rigidez, ele ajuda a eliminar a placa nos dentes. É também um dos ingredientes principais do cimento, e também usado como um pesticida. O gel de silício é um aditivo alimentar que ajuda a absorver a água, e é empregado também como uma ferramenta para extrair DNA e RNA.

Avisos

Apesar do dióxido de silício ser inofensivo de uma maneira geral, ele apresenta um risco quando inalado. Isso é porque, na forma de pó, pequenas partículas do mineral podem se alojar no esôfago e nos pulmões. Elas não são dissolvidas com o tempo, então algumas condições podem ocorrer. Uma delas é chamada de silicose, que causa falta de ar, febre, tosse e faz com que a pele fique azulada. Outras condições incluem bronquite e, raramente, câncer.

Geografia

O dióxido de silício é encontrado em quase todo lugar no mundo, uma vez que é o mineral mais comum da crosta terrestre. Na superfície da Terra, prevalece em regiões rochosas e montanhosas. Também aparece como areia em desertos e costas do mundo.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media