Diretrizes para revisão de Harley-Davidson

Escrito por kyle mcbride | Traduzido por aline chaves de andrade
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  Diretrizes para revisão de Harley-Davidson
Revise sua Harley adequadamente para segurança e confiabilidade (Photodisc/Photodisc/Getty Images)

A Harley Davidson publica previsões de manutenção e intervalo de manutenções bem definidos em cada manual de serviço. A previsão de manutenção é baseada em anos de experiência com o produto e pensada para manter a moto funcionando no auge de sua eficiência, enquanto mantém a segurança do piloto. Seguir os intervalos previstos adequadamente e realizar as manutenções ajudarão a prevenir danos de alto custo ao motor e condições de pilotagem inseguras. As previsões de manutenção são as mesmas entre as recentes famílias de modelos e anos, apesar dos procedimentos em si variarem, dependendo do ano de fabricação, modelo e família de motor.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

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O que você precisa?

  • Jogo de chave
  • Jogo de chave Allen
  • Jogo de chave Torx
  • Chave Phillips
  • Chave de fenda
  • Jogo de soquete
  • Jogo de chave Allen tipo fenda
  • Catraca
  • Torquímetro angular
  • Torquímetro simples
  • Panos para limpeza
  • Óleo de motor
  • Junta
  • Filtro de óleo
  • Calibrador
  • Lubrificador de cabo
  • Óleo lubrificador de cabo
  • Fluído de freio
  • Tensionador de correia
  • Chave de raio
  • Óleo para corrente
  • Emenda de corrente
  • Óleo de bengala
  • Retentor de bengala
  • Óleo de transmissão
  • Junta da transmissão
  • Vela de ignição
  • Filtro de combustível
  • Bicarbonato de sódio
  • Água

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Instruções

    Revisão para aproximadamente 9 mil quilômetros

  1. 1

    Remova o plugue do cárter e drene o óleo. Substitua a junta e recoloque o plugue. Desenrosque o filtro de óleo de sua base e descarte-o. Lubrifique o filtro de óleo do motor com um pedaço de pano embebido em óleo de motor novo. Rosqueie o filtro à sua base até que a junta faça contato com o mesmo, e então vire-o apenas meia volta. Complete o óleo do motor. Troque o óleo a cada 9 mil quilômetros aproximadamente.

  2. 2

    Remova o filtro de ar e o inspecione em busca de danos ou entupimento. Gentilmente sopre ar no filtro usando ar comprimido para remover excesso de sujeira e o substitua se estiver danificado. Não bata o filtro contra objetos duros na intenção de que ele expila os detritos.

  3. 3

    Inspecione os pneus verificando a existência de danos ou desgaste, substituindo-os caso necessário. Cheque a pressão dos pneus e ajuste-a se necessário.

  4. 4

    Reajuste a embreagem a cada 9 mil quilômetros aproximadamente, conforme os procedimentos previstos para ano e modelo de sua Harley.

  5. 5

    Inspecione, ajuste e lubrifique o acelerador hidraúlico, a embreagem e controle de freios a cada 9 mil quilômetros aproximadamente. Remova a tensão dos cabos e remova os cabos do punho do acelerador e da alavanca de embreagem. Instale uma ferramenta de lubrificação no fim dos cabos e posteriormente borrife lubrificante nos cabos. Reinstale e ajuste os cabos de acordo com as especificações do ano e modelos de sua Harley

  6. 6

    Cheque o nível e condição do fluído de freio nos reservatórios do cilindro mestre. O tipo de fluído de freio recomendado para a sua Harley está gravado na tampa do reservatório do cilindro mestre.

  7. 7

    Inspecione as condições de uso das pastilhas de freio. Substitua as pastilhas se o material de fricção alcançar 1 milímetro. Procure por danos como riscos nos discos de freios, e os substitua se necessário. A Harley Davidson não permite torneamento de disco em modelos antigos. Verifique em um centro de serviço autorizado para determinar se os seus discos podem ser torneados.

  8. 8

    Remova e inspecione as velas de ignição buscando por danos, desgaste ou carbonização, substituindo-as se necessário.

  9. 9

    Inspecione o sistema de exaustão procurando por danos, vazamentos, falta de fixação e blindagem térmica. Vazamentos geralmente se desenvolvem na junta de escape onde os canos de exaustão de se encontram com os cabeçotes. O carbono aparece nos canos de cromo quando vazamentos estão presentes.

  10. 10

    Inspecione a correia e a polia, verificando se houve desgaste ou danos, substitua-os se necessário. Localize o defletor de detritos. Posicione o tensionador de correia embaixo do mesmo, próximo ao defletor de detritos, e o pressione para cima até que o seu visor mostre aproximadamente 6.80 quilogramas de tensão. Olhe pelo visor do defletor de detritos e verifique se a medida de tensionamento da correia está em conformidade com as graduações contidas na janela de inspeção. Cheque o tensionamento da correia e seu alinhamento, ajustando-os, se necessário, de acordo com as especificações do ano e modelo de sua Harley.

  11. 11

    Bata em cada raio da roda com a chave de raio e escute o tom resultante de cada batida. Um tom baixo ou vagaroso demonstrará que o raio emitente está solto. Aperte o raio com a chave até que todos os raios emitam o mesmo tom. Cheque o ajuste dos raios primeiramente aos 8.000 quilômetros aproximadamente. Depois disso, realize checagem periódica dos mesmos a cada 24.000 quilômetros. Por razões de segurança, a Harley-Davidson recomenda que caso mais de um aro necessite de aperto, tal ajuste seja realizado por um centro de serviços autorizado.

  12. 12

    Cheque todos os interruptores elétricos e dispositivos, verificando se estão funcionando corretamente. Em outras palavras, essa é uma checagem de faróis e buzina.

  13. 13

    Cheque as linhas de óleo, freio e componentes relacionados, assim como as linhas de combustível e seus componentes. Verifique se há furos ou vazamentos. Por razões de segurança, a Harley-Davidson recomenda que tais checagens sejam realizadas por um centro de serviços autorizado.

    Revisão de 17mil quilômetros aproximadamente

  1. 1

    Drene o óleo de correia e substitua a emenda de correia. Recoloque a correia com lubrificante.

  2. 2

    Inspecione se há rachaduras ou danos no cavalete central e o lubrifique. Rachaduras podem se desenvolver no mesmo, ou invés de em suas buchas. Tais rachaduras são causadas pelo hábito de descansar a moto em cima do mesmo e sentar-se nela. Por razões de segurança, A Harley-Davidson recomenda que o cavalete central seja inspecionado por um centro de serviços autorizado. Se danificado e submetido a carga, ele pode quebrar, causando danos severos à moto e ao seu portador.

  3. 3

    Cheque o ajuste de parafusos de alta prioridade, como os contidos em partes do motor, da transmissão e das barras estabilizadoras. Por razões de segurança, Harley-Davidson recomenda que essa verificação seja realizado por um centro de serviço autorizado

  4. 4

    Drene e substitua o óleo do garfo direito e substitua a junta. Esse procedimento requer o uso de uma ferramente apropriada para travar o garfo. A maioria dos motociclistas não têm essa ferramenta e também não estão autorizados a manipula-la, pois ela é muito específica. Não tente drenar e substituir o óleo do garfo direito se você não tiver o conhecimento técnico para tanto.

  5. 5

    Ajuste a folga da caixa de direção. A maioria dos motociclistas não estão qualificados para realizar esse procedimento. Não tente acessar ou ajustar a folga da caixa de direção se você não estiver qualificado para isso.

    Revisão de 33 mil quilômetros aproximadamente

  1. 1

    Drene a transmissão e substitua a junta de transmissão. Complete a transmissão com o lubrificante de transmissão a cada 33 mil quilômetros aproximadamente.

  2. 2

    Substitua as velas de ignição a cada 33 mil quilômetros aproximadamente. Não aperte-as demais. Caso isso aconteça, pode causar dano ao motor de alumínio.

  3. 3

    Substitua o filtro de combustível a cada 41 mil quilômetros aproximadamente. O filtro está localizado dentro do tanque de combustível. Recentemente, em modelos de injeção eletrônica, as partes do filtro estão localizadas na bomba de combustível. Há também os modelos que possuem acesso para o filtro de combustível na parte de baixo do tanque. Se você não se sentir confortável realizando procedimentos de sistema de filtro de combustível, a Harley-Davidson recomenda que substituições de filtro de combustível sejam realizadas por um centro de serviço autorizado, por razões de segurança.

  4. 4

    Inspecione os rolamentos de garfo traseiro a cada 49 quilômetros aproximadamente. Verifique se há sinais de dano ou rachaduras. A maioria dos motocicletas não estão qualificados para substituir os rolamentos do garfo traseiro. Não tente substituí-los se não estiver qualificado para realizar esse procedimento.

  5. 5

    Desmonte, inspecione e lubrifique os rolamentos de caixa de direção a cada 49 mil quilômetros aproximadamente. A maioria dos motociclistas não estão qualificados para realizar esse procedimento. Não tente desmontar ou lubrificar a caixa de direção se você não tiver o conhecimento técnico.

  6. 6

    Inspecione a bateria para verificar se há danos, limpe-a e aos seus terminais de cabo uma vez ao ano.Limpe a bateria com uma solução de 5 colheres de chá de bicarbonato de sódio e um quarto de água.

  7. 7

    Realize um teste drive para checar o funcionamento de todos os sistemas ao término de cada revisão. Realize um teste a velocidade baixa em ambiente controlado, como um estacionamento, antes de levá-la ao tráfego.

Dicas & Advertências

  • Os procedimentos e peças necessárias para a manutenção sugeridas, podem variar levemente devido aos anos de fabricação e modelo da moto. Cheque os serviços específicos para cada modelo para informações relevantes acerca dos detalhes dos procedimentos e fluidos requeridos.
  • Se você não se sentir confortável realizando qualquer um dessses procedimentos, leve sua motocicleta a um centro de serviços autorizado Harley-Davidson. Manutenções realizadas de maneira imprópria em uma motocicleta podem resultar em condições perigosas de pilotagem, originando ferimentos severos ou até morte

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