Diretrizes sobre como fazer planogramas

Escrito por darren hunter | Traduzido por marina pastore
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Diretrizes sobre como fazer planogramas
Um bom planograma ajuda a arrumar seus produtos de forma mais eficiente (Jochen Sand/Photodisc/Getty Images)

O planograma é um diagrama visual que mostra com muitos detalhes onde as prateleiras e os displays de produtos devem ficar em uma loja de varejo. Este design é um fluxo estratégico de mercadorias e departamentos até o nível dos corredores e posicionamento dos artigos nas prateleiras. Um planograma eficiente também inclui informações sobre a disposição adequada de cada SKU (Stock Keeping Unit, ou Unidade de Manutenção de Estoque), que é um número atribuído a um produto por uma loja para identificar coisas como o preço e o fabricante da mercadoria.

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Desenvolvendo um planograma

Com alguma pesquisa, um proprietário ou gerente de loja pode fazer seus próprios planogramas e se tornar um especialista em mercadorias. Desenhe um esboço da sua loja – todos os corredores e prateleiras. Idealmente, você deveria usar um processador de texto para criar um esquema efetivo das prateleiras e corredores. Porém, se você tiver boas habilidades de desenho, caneta e papel podem ser suficientes. Existem, ainda, softwares que fazem isto, mas eles podem ser caros. Lembre-se, também, de que o software não vai às compras; as pessoas, sim.

Ao comercializar produtos que estão em promoção ou com excesso de estoque, o objetivo de um bom planograma é criar bons displays de ponto de venda. Use planogramas para conter quaisquer materiais para o display de ponto de venda que os fornecedores tenham oferecido.

Maximizando o planograma

Um planograma de varejo eficiente utiliza cada metro quadrado de espaço na loja para vender produtos. Use-o para o posicionamento adequado de elementos visuais e considere o ponto de vista de consumidores em potencial, tendo em mente que o nível dos olhos geralmente é melhor. Um planograma também é uma ferramenta eficiente para controlar o inventário. Familiarize seus funcionários com a dinâmica dele e convença-os de seus benefícios, de forma que eles possam ajudar em tudo, desde a redução de ocorrências de itens fora de estoque até comunicar ideias para displays produzidos pela equipe de maneira efetiva.

Decisões de compra

Entenda os tipos de decisões de compra que os clientes fazem quando respondem ao posicionamento melhorado dos produtos. Estes incluem confiar na sua empresa, acreditar que seu produto atende às necessidades deles, achar que o preço é justo e decidir, com base nos itens acima, que a hora de comprar é agora. Posicione os produtos de acordo com a sua velocidade de saída e a quantidade do estoque, já que este é um aspecto crítico da arrumação dos produtos para otimizar as vendas. A estética faz com que seja mais fácil encontrar os produtos. Seja estratégico no seu merchandising para ajudar a atingir metas financeiras, de acordo com Bob Cohen, que é conhecido como o Titã dos Planogramas.

Arte e ciência

Um bom planograma considera tanto o gerenciamento do espaço quanto a experiência de compra do consumidor. Mantenha o plano objetivo para você e sua equipe, mas ao mesmo tempo interessante para seus clientes. A ideia de fazer um bom planograma é encontrar o equilíbrio entre arte e ciência, relacionado à experiência de percorrer a loja e comprar.

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