Como dirigir um caminhão de 18 marchas

Escrito por allen gagle | Traduzido por fernanda m. blauvelt
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Como dirigir um caminhão de 18 marchas
Aprender como operar um "grande caminhão" pode trazer muitas oportunidades (Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images)

Comparado a dirigir um carro normal, dirigir um caminhão de 18 marchas pode ser mais difícil e desafiador, para dizer no mínimo. Isso é devido ao fato de que ele precisa usar uma grande quantidade de engrenagens para propelir segurança e eficiência nas estradas. Os caminhões normais e grandes podem ser equipados com nove, dez, super dez, treze e dezoito marchas, dependendo do tamanho e da configuração do caminhão e do motor.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

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O que você precisa?

  • Manual do proprietário

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Instruções

    Preparação

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    Verifique o caminhão antes de pegar a estrada. É melhor realizar uma checagem completa de todos os sistemas operacionais. O manual do proprietário dará um guia abrangente da lista de coisas que você precisa fazer antes de começar uma longa jornada. O manual incluirá uma checagem no motor, nos fluidos de transmissão e na calibragem do pneu.

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    Entre no caminhão, para ajustar o banco de acordo com o seu gosto. Certifique-se de estar confortável e de que todos os controles estão a fácil alcance.

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    Insira a chave na ignição; ligue o caminhão, para deixar a vela aquecer. Você ouvirá um leve bip ou ver uma luz no painel, indicando que o motor está pronto para começar. Vire a chave, para trazer o diesel circular.

    Mudança de marcha

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    Pise no pedal da embreagem e prepare-se para mudar de marcha. O procedimento dependerá na fabricação e modelo do caminhão. Um típico de 13 marchas possui seis posições de câmbio com o ponto morto no centro. Há uma alavanca no painel e um botão vermelho no câmbio que precisa ser levantado e pressionado de acordo com o tipo do veículo. Um caminhão de 18 marchas é similar o de 13, mas o botão vermelho deve ser usado para mudar o conjunto de engrenagens mais alto.

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    Mude a marcha para baixo e para a direita, para a primeira engrenagem. A segunda é para cima e para o centro. A terceira é para baixo e para o centro. A quarta para cima e para a direita. A quinta é para baixo e para a direita e a sexta pode ser engatada ao puxar a alavanca para cima, enquanto a estiver engatando para cima e para o centro.

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    Engatar a sétima marcha é na mesma posição da sexta, mas você deve mover o botão vermelho no câmbio para a frente.

    Engatar as mais altas seguem um padrão: a oitava é com a alavanca para cima, botão vermelho de volta, câmbio para trás e para o centro. A nona é a mesma que a oitava marcha, mas o botão vermelho deve estar na frente. A alavanca para cima, o botão vermelho de volta, o câmbio para cima e para a direita para a décima marcha. A décima primeira é a mesma que a décima, mas com o botão vermelho na frente. A décima segunda é com a alavanca para cima, o botão vermelho de volta, o câmbio para baixo e para a direita. A décima terceira é a mesma que a décima segunda, mas com o botão vermelho de volta, câmbio para baixo e para a direita. Da décima quarta até a décima oitava marcha é necessário utilizar o botão vermelho quando estiver mudando a marcha como indicado no seletor de faixa padrão de câmbio.

Dicas & Advertências

  • Tenha em mente que motoristas de caminhão passaram muito tempo treinando para realizar o procedimento com segurança. Dirigir um carro pequeno é relativamente mais fácil comparado a um caminhão. Não há nada especial nos pontos do câmbio, considerando que dependerá do tipo de veículo que você dirige. Para a informação completa, será melhor consultar o manual do proprietário do caminhão, para determinar os pontos de câmbio corretos e a rotações por minuto do motor em qualquer marcha.
  • Lembre-se de usar a embreagem para trocar de marcha ou realizar uma manobra de dupla embreagem. Isso requer treino suficiente sobre combinar a velocidade do motos e dependerá do tipo de caminhão que você dirige.
  • Operar um semirreboque ou um grande caminhão em uma via pública é ilegal, sem o endosso comercial apropriado, qualquer treinamento que você faz deve ser em uma estrada ou lote privado.
  • Danos no motor e na transmissão podem resultam de uso inadequado da marcha errada. Isso também resultará em pouca economia de combustível e uma vida útil menor, em termos de reparo de motor e de transmissão.

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