×
Loading ...

Como dirigir uma empilhadeira

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Dirigir uma empilhadeira requer um pouco de prática e não se assemelha em nada como dirigir um carro. Empilhadeiras são manobradas pelas rodas traseiras, possuem uma distribuição de peso desajeitada e geralmente possuem controles contra-intuitivos. Dependendo de onde irá operá-la, pode-se precisar de uma licença ou de treinamento especializado, mas aqui está um pequeno exemplo de como deve-se dirigir uma empilhadeira

Instruções

Aprenda o básico de como dirigir uma empilhadeira (forklift image by Goran Bogicevic from Fotolia.com)
  1. Complete o "checklist" antes de operar. Olhe em torno do veículo por qualquer dano ou mau funcionamento que irá impedir a empilhadeira de trabalhar como o pretendido. Preste atenção nos mecanismos hidráulicos e na condição dos pneus.

    Loading...
  2. Familiarize-se com os controles e com os leitores. Isso pode ser feito lendo o manual do operador.

  3. Repare no tamanho e no peso do que irá carregar e tenha certeza de usar o garfo certo com o comprimento correto.

  4. Observe o ambiente de trabalho e tenha certeza de que está limpo e livre de obstáculos. Não opere uma empilhadeira em uma área com trânsito de pessoas ou veículos e nem em chãos escorregadios ou outras condições de trabalho inseguras.

  5. Dê partida na empilhadeira usando a chave e o botão de ligar. Mova-a para operações básicas. Existirão botões e alavancas que movem o garfo para cima e para baixo, que giram o veículo e controlam a velocidade.

  6. Treine dirigir a máquina em uma área aberta. Tente levantar "pallets" vazios ou com sacos de areia para se acostumar com os controles. Assim que estiver confortável, comece a tarefa.

  7. Estacione a empilhadeira com o garfo totalmente no chão, quando terminar.

Loading...

Dicas

  • Mantenha a carga o mais próximo do chão possível e não dirija mais rápido do que precisa. A empilhadeira foi feita para levantar objetos pesados e não é um carro de corrida.
  • Pratique os controles em um ambiente aberto. Todas empilhadeiras têm a direção nas rodas traseiras, mas com instrumentações diferentes. Familiarize-se com os controles da empilhadeira perguntando a um operador experiente sobre o modelo específico que você está usando.
  • Operar máquinas pesadas não é algo que deve ser levado com descaso. Se nunca usou uma empilhadeira antes, tenha certeza de estar com alguém experiente.

Aviso

  • Se começar a operar essa máquina com nenhum conhecimento, é provável que se machuque ou a outra pessoa.
  • Não tente levantar nenhum peso até que esteja confidente e consistente nas suas habilidade de operar e articular a máquina com segurança.

O que você precisa

  • Empilhadeira
Loading ...
Loading ...