×
Loading ...

Como disciplinar seu cavalo

Atualizado em 17 abril, 2017

Os cavalos são animais surpreendentes, fortes, inteligentes e agradáveis. Quando o equino comportar-se mal trabalhando, há várias coisas a se considerar e inúmeras formas de corrigir o problema. Disciplinar o cavalo depende do temperamento, do por que de seu comportamento, de quanto tempo este está sendo treinado e o quanto ele confia no instrutor. É necessário que haja confiança, ser ríspido não funciona. Por outro lado, você está lidando com um animal muito grande. É imperativo que você estabeleça sua presença como a do líder e a mantenha durante todo o treinamento.

Instruções

Cavalos são fortes e gostam de agradar seus comandantes (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

    Passo 1

  1. Determine qual é o problema. Muitos cavalos jovens vão resistir e liberar súbitas explosões de energia devido à sua personalidade brincalhona, não maliciosa. Cavalos confinados em tendas e sem muita participação podem se comportar da mesma maneira. Existem também raças de cavalos de temperamentos "quentes", ou seja, mais propensos à emoção do que outras raças. É importante que o instrutor conheça o cavalo com o qual está trabalhando, entendendo que idade, raça, personalidade, programa de alimentação e de exercícios, em conjunto determinam o desempenho do cavalo.

    Loading...
  2. Acalme seu cavalo. Se o cavalo tem medo de algo irreal, como por exemplo uma sacola plástica batendo, acalme-o falando com voz baixa e acariciando seu pescoço. Este simples gesto pode acalmar seu cavalo imediatamente. O instrutor estando calmo transmite a calma para o animal. É menos provável que um cavalo calmo tenha crises e apresente um mal comportamento como chutar e morder.

  3. Use uma chicote. Ao montar em seu cavalo e pedir para que siga em frente, ele deve renunciar imediatamente aos seus impulsos. Caso isso não aconteça, um toque com o chicote em seu traseiro vai ajudá-lo a entender seu comando.

  4. Diga "não". Especialmente quando se trabalha com cavalos, um forte "Não!" é geralmente remedia a situação. Por exemplo, se seu cavalo levantar uma perna para chutar ou tentar mordê-lo, dizendo: "Não!" em voz alta faz com que o cavalo entenda quem está no comando.

  5. Afaste o cavalo. Caso este não respeite seu espaço, mova-o para longe. Afastando o cavalo que é desrespeitoso durante o treino o fará entender que deve ficar onde for colocado.

  6. Obtenha o tempo certo. Quando disciplinar ou treinar um cavalo, o tempo entre o erro cometido pelo animal e a aplicação da correção não deve passar de 2 ou 3 segundos. Cavalos aprendem por repetição, mas apenas quando se relacionam com o que é pedido.

  7. Recompense o cavalo. Cavalos aprender por pressão e soltura. Se quiser que a boca do seu cavalo seja suave, comece a libera-lo logo que aceitar o freio. Caso peça ao cavalo para se afastar pare de fazê-lo assim que ele estiver onde foi mandado. Ele também ira longe se o instrutor afagá-lo e falar gentilmente. São mamíferos de memória e sentidos aguçados - um treinador gentil, mas firme obterá melhores resultados a longo prazo do que alguém que usa a força bruta.

Loading...

Dicas

  • Bater em um cavalo ou gritar é ineficaz. Bater com um chicote, fazê-lo correr em círculos intermináveis ou persegui-lo é inútil. Se está confuso sobre o que fazer em seguida, procure ajuda profissional de um treinador.

Aviso

  • Os cavalos são animais grandes que superam os seres humanos em peso. Engajar-se em qualquer atividade com um cavalo é muito perigoso e é importante se precaver. Use sempre um capacete de equitação adequado quando se trabalha com um cavalo, ou cavalga.
Loading ...
Loading ...