on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como saber se o seu disco rígido está queimado

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Os discos rígidos quebram por vários motivos. Geralmente, isso é devido a falhas mecânicas, elétricas ou corrompimento de dados. Com algumas dicas, você poderá determinar rapidamente se o seu disco rígido está queimado.

Instruções

Descubra se o seu HD "fritou" (Comstock/Comstock/Getty Images)
  1. Escute o disco. Se você ouvir algum estalo ou o som do disco rodando, provavelmente alguma peça está quebrada ou deslocada, um sinal clássico de um problema mecânico. Se tiver um outro PC que possa usar, remova o disco dele e substitua pelo quebrado para confirmar se há um problema com o disco rígido.

    Loading...
  2. Os HDs também podem ficar com defeito devido a um problema elétrico. Se você não escutar o HD rodando ao ligar o computador ou se o disco rígido não for reconhecido pelo sistema operacional, provavelmente o problema é elétrico. Problemas elétricos são recuperáveis, mas caros. Dependendo da importância dos dados, você pode contatar um serviço de recuperação de dados para recuperar os mesmos.

  3. O corrompimento de firmware é outro tipo de problema de disco rígido. O firmware é um chip embutido na peça contendo códigos de controle. Se as instruções nele contidas se danificarem ou corromperem, o drive não funcionará. Geralmente você ouvirá um disco girando quando o PC é ligado, seguido de uma mensagem de disco não reconhecido ou congelamento durante a inicialização.

  4. Outro problema de HD é conhecido como erro lógico. Esse erro é realmente chato, porque o disco rígido está fisicamente adequado. No entanto, alguns dos dados corrompidos causam o problema. Os erros lógicos causam erros de disco, desempenho lento, erros estranhos e corrupção de arquivos. Geralmente, a origem de um erro lógico é uma infecção de malware. A não ser que os dados sejam muito importantes, não vale a pena gastar seu tempo tentando recuperá-los.

Loading...

Dicas

  • É sempre bom armazenar dados em um disco separado do seu sistema operacional. Isso não só acelera o PC, mas segmenta as funções que o ajudam a gerenciar o estado do computador.

Aviso

  • Sempre realize backup dos seus dados. Nem todos eles são facilmente recuperáveis.

Referências

Loading ...
Loading ...