Mais
×

Como fazer um disco de vinil soar melhor ao tocá-lo

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Discos de vinil soam melhor quando estão limpos e tocando em um toca-discos adequadamente ajustado. Poeira e sujeira nas ranhuras do disco podem fazer com que a agulha do toca discos salte ou arraste sujeira mais a fundo na superfície do disco, danificando-o. É possível comprar produtos de limpeza para LP ou fazer um você mesmo com ingredientes caseiros e um borrifador de plástico.

Instruções

Discos limpos soam melhor (Close up of old Vinyl Records - focus on the record image by Andrew Brown from Fotolia.com)
  1. Ajuste o peso do braço (tonearm) do toca-discos para a configuração mínima recomendada pelo seu cartucho fonográfico, girando o botão na parte de trás do braço. O excesso de peso exercido pelo braço do toca-discos sobre o LP desgasta os discos mais rapidamente e reduz a qualidade do áudio.

  2. Misture três partes de água destilada para uma de álcool isopropílico no borrifador de plástico e adicione algumas gotas de fixador para papel fotográfico, disponível em lojas de fotografia.

  3. Coloque o disco no toca-discos e borrife uma leve quantidade do produto de limpeza nas ranhuras.

  4. Gire o disco no sentido horário com a sua mão, com seus dedos no selo central.

  5. Pressione gentilmente um pano de microfibra contra a superfície do disco para retirar a poeira, fuligem e as marcas de dedos. Deixe que o disco seque por alguns minutos antes de colocá-lo para tocar.

O que você precisa

  • Água destilada
  • Álcool isopropílico
  • Fixador de papel fotográfico
  • Borrifador de plástico
  • Panos de microfibra limpos
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article