Como discursar diante de uma multidão

Escrito por lars tramilton | Traduzido por rúben carlos esteves
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como discursar diante de uma multidão
Aprenda a gostar de falar diante de multidões (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

O simples pensamento de se falar em público provoca medo até mesmo aos profissionais mais experientes. É comum as pessoas imaginarem o pior cenário quando estão diante de uma multidão como, por exemplo, que vão gaguejar, dar um branco ou dizer a coisa errada. Estes medos são uma consequência do fato de você não se sentir preparado e ficar perdido diante de grandes multidões. Contudo, com a preparação adequada, o ato de falar em público pode ser uma experiência relaxante.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Use a comunicação verbal e a não verbal. Saber se comunicar com uma multidão não implica apenas em usar as palavras. Sorria para a audiência, faça gestos com as mãos e tenha um contato visual com todas as pessoas presentes na palestra, uma de cada vez. Quando você fizer contato visual, mantenha o olhar nessa pessoa durante aproximadamente três segundos. Olhe de modo abrangente, ocasionalmente, para a audiência.

  2. 2

    Fale com convicção. É importante que a audiência acredite em si e naquilo que você está dizendo quando discursar perante uma multidão. Seja persuasivo e evite começar as frases com expressões como, por exemplo, "Eu acho" ou "Talvez". Mostre a todos os presentes que você acredita nas ideias que está transmitindo.

  3. 3

    Evite a leitura de notas. É aceitável, ocasionalmente, ler notas, mas fazer isso durante muito tempo deixará a multidão aborrecida e sem prestar atenção no que você está dizendo. Isso fará com que o público fique desinteressado com o que você está comunicando. Faça de tudo para que o seu diálogo seja o mais espontâneo e genuíno possível.

  4. 4

    Modifique a sua velocidade e o seu tom de voz. Isso pode ajudá-lo a manter o fluxo da sua apresentação interessante e agradável. Quando você precisar dar uma explosão de energia à sua apresentação, fale com um tom de voz ligeiramente mais alto (no entanto, certifique-se de nunca gritar). Quando você quiser dar à audiência a impressão de que está contando alguma coisa secreta ou empolgante, fale mais devagar.

  5. 5

    Faça algumas pausas. Quando você está falando para uma multidão, é importante fazer algumas pausas nos momentos adequados. Dê à multidão uns minutos para refletirem no que você está dizendo. Evite falar depressa demais na sua apresentação para permitir que as pessoas (e você mesmo) tenham algum tempo para respirar.

  6. 6

    Mostre o seu lado divertido. Uma das chaves para discursar com sucesso diante de audiências é injetar um pouco de humor no debate sempre que for apropriado. O humor mantém o ambiente da sala leve e auxilia a captar o interesse dos ouvintes. Se você não quiser aborrecer a audiência, um pouco de humor aqui e ali pode ajudar as pessoas a se manterem interessadas e atraídas pela sua mensagem.

Dicas & Advertências

  • Evite as pausas vocalizadas. Elas podem demonstrar insegurança ou que você não está bem preparado. As pausas vocalizadas incluem o "um", "uh",e "mmm." Evite usar também palavras para encher, como "tipo".

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível