Mais
×

Como fazer um discurso de despedida

Atualizado em 27 março, 2017

Você pode ter que fazer um discurso de despedida em diferentes ocasiões, geralmente quando alguém está indo embora da cidade natal ou aposentando-se do emprego. Alguns discursos de despedida homenageiam a pessoa que está indo embora; outras vezes, é a pessoa que está indo que faz um discurso de despedida. Em qualquer situação, o discurso deve ser uma homenagem emocionada e deve ter um tom apreciativo. Um bom discurso geralmente começa com uma abertura interessante, como uma pergunta memorável ou uma piada. Ensaie-o antes de fazê-lo.

Instruções

Esteja preparado antes de fazer um discurso de despedida, para aumentar sua confiança (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

    O que fazer

  1. Comece seu discurso com uma introdução. Explique quem você é, caso alguém não o saiba, e diga que você está se despedindo.

  2. Vá para o corpo do discurso e adicione mais detalhes. Como é um discurso de despedida, inclua o que você aprendeu enquanto trabalhava na empresa ou estudava na escola.

  3. Expresse sua gratidão pela experiência. Mencione nomes específicos de mentores, ex-chefes ou outras pessoas que lhe ensinaram lições.

  4. Fale sobre seu próximo desafio, se for apropriado. Por exemplo, se você estiver saindo para começar uma família, fale sobre como sua experiência lhe preparou para seu próximo passo.

  5. Conte uma história ou uma piada sobre o tempo que ficou na empresa. Você pode contar a história no começo para atrair a atenção do público ou concluir com a lembrança.

  6. Fale palavras encorajadoras. Seu discurso de despedida deve ser positivo e inspirador para seus ex-colegas de trabalho.

  7. Escreva partes essenciais do seu discurso em cartões, caso você esqueça o que estava falando. Pratique lendo todo o discurso em voz alta algumas vezes, antes de realmente fazê-lo.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article