Como fazer um discurso em uma festa de aposentadoria de um professor

Escrito por gail cohen | Traduzido por eduarda de carli
Como fazer um discurso em uma festa de aposentadoria de um professor
Aposente seus membros do corpo docente com um discurso inesquecível que resuma a gratidão da escola para com seus anos de serviço (teacher image by Twilight Dragon from Fotolia.com)

Você passou a sua carreira pedindo aos alunos para prepararem e fazerem discursos. Agora, você foi encarregado com a responsabilidade de honrar um colega. Primeiro passo: você enfrenta um monitor de computador em branco e um cursor piscando. Por onde começar. O que dizer. E como dizê-lo. O fato é, o segredo de um grande discurso de aposentadoria de um professor é encontrado em seus ensinamentos, então lembre-se dos princípios de fazer um discurso que você ensinou a seus alunos. Não só você vai aposentar em grande estilo o seu colega, mas você pode definir um ponto de referência para homenagens inesquecíveis.

Instruções

  1. 1

    Faça uma pesquisa para aprender sobre a história do homenageado na escola em que ele está se aposentando. Coloque seu chapéu de jornalista e contate os membros do corpo docente - do passado e do presente - que estão perto o suficiente para contribuir com anedotas que representem experiências significativas que aconteceram durante o tempo em que o convidado de honra trabalhou na escola.

  2. 2

    Defina os parâmetros do discurso antes de começar a escrevê-lo. Estabeleça um tom consistente conforme você sintetiza e organiza suas anotações. Considere as sensibilidades do convidado de honra, tirando comentários que, em uma conversa normal, levariam-no a desconforto ou constrangimento. Lembre-se que, embora a festa seja uma ocasião social, a conduta profissional é essencial.

  3. 3

    Rascunhe os comentários introdutórios. Reconheça a razão para a festa. Siga com uma história apropriada, tirada das entrevistas, para conceber uma introdução leve que sintetize a atitude, carinho e dedicação do aposentado.

  4. 4

    Vá de comentários introdutórios a uma curta história sobre as experiências do aposentado durante seu emprego na escola. Inclua honras, prêmios e educação continuada desenvolvida pelo professor que está se aposentando, para reforçar uma carreira já distinta. Mostre aos convidados o lado humano do aposentado, equilibrando fraquezas com realizações.

  5. 5

    Deixe o convidado de honra e os convidados da festa saberem como a aposentadoria terá impacto sobre o corpo docente, os alunos e a escola - "as coisas não serão as mesmas depois que você for embora" é uma parte importante, embora melosa, de um discurso de aposentadoria. Portanto, é um ótimo ponto para fazer a transição para anúncios sobre futuros planos - pesca com os netos, uma viagem ao redor do mundo ou juntar-se ao Corpo da Paz para continuar a ser útil para o mundo.

  6. 6

    Deseje boa sorte ao aposentado na transição de um estilo de vida para outro. Lembre os participantes da festa que a aposentadoria é apenas isso - um novo capítulo de uma vida bem vivida, que pode incluir futuras visitas ao campus se as circunstâncias permitirem. Proponha um brinde ao futuro. Dê um presente para o aposentado, se o seu discurso servir como um precursor para a concessão de uma lembrança de agradecimento.

  7. 7

    Fique no limite de tempo que lhe foi dado pelos organizadores da festa, mas, se você recebeu carta branca, limite seus comentários a cinco minutos no máximo. Tenha em mente os aspectos sociais da reunião, e a possibilidade de que outros discursos estejam no cronograma da noite. Lembre-se deste velho conselho do show business: sempre deixe o seu público querendo mais.

O que você precisa?

  • Pesquisa
  • Texto do discurso

Lista completaMinimizar

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível