×
Loading ...

Dispositivos de entrada e saída

Atualizado em 23 março, 2017

O conceito de dispositivos de entrada e saída é mais simples do que parece. Esses dispositivos, comumente associados a computadores, são os periféricos básicos que você usa diariamente. Hardwares de entrada servem para enviar dados para a CPU do computador, enquanto dispositivos de saída enviam dados para um usuário externo.

Os computadores são compatíveis com uma gama de dispositivos de entrada e saída (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)

Mouse e teclado

O dois dispositivos de entrada mais comuns relacionados a computadores são o mouse e o teclado. Eles servem como a porta de controle do seu computador, permitindo que o usuário manipule e ordene tarefas - que vão desde navegar na internet até escrever documentos. Teclados são mais comuns na forma "QWERTY", que seguem um modelo que se origina de máquinas de escrever com mais de um século. Mouses vêm em muitos tipos, desde os tradicionais com cabos, até mouses portáteis sem fio.

Loading...

Monitor

Como os humanos têm o sentido da visão mais aguçado, o dispositivo de saída mais comum é o monitor. O monitor projeta visualmente uma imagem, que é criada pelo sistema operacional do computador. O usuário envia as modificações através de dispositivos de entrada, que entram na placa-mãe e processador, manifestando-se no sistema operacional. Monitores mais antigos - como os de TV - têm CTRs, ou tubos de raios catódicos. Os modelos mais recentes geralmente possuem telas de LCD, que têm uma maior resolução e são mais leves.

Impressoras e scanners

Duas peças muito parecidas e que geralmente têm funções relacionadas; de qualquer maneira, uma faz o oposto da outra. Impressoras - dispositivos de saída - reproduzem imagens ou textos do computador. Scanners, por outro lado, enviam uma imagem ou texto para o computador. A representação digital, criada pelo scanner, pode ser modificada, e em seguida, enviada eletronicamente se desejado.

Microfones

Sistemas de áudio de alta qualidade em computadores tornaram-se mais comuns desde a virada do século. Quase todos os computadores vêm com microfones embutidos; no entanto, você pode conectar externos, colocando um dispositivo mais refinado, geralmente através do uso de uma porta USB. Microfones são, geralmente, dispositivos de entrada, no entanto, eles têm baixa qualidade. Permitem a transmissão de voz por meio da Internet, bem como a gravação.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...