Mais
×

Distância entre a mesa de sinuca e as luminárias

Atualizado em 21 novembro, 2016

Uma iluminação efetiva para uma mesa de bilhar deve iluminar toda a mesa, incluindo a parte de cima das laterais. A luz deve estar em uma altura que permita que os jogadores manobrem por baixo da luminárias, mas não tão alta que incida diretamente nos olhos dos jogadores ou interfira nas jogadas. As luzes das mesas de bilhar devem iluminar apenas a mesa em si, e nunca o cômodo inteiro.

As luzes de uma mesa de bilhar devem iluminar toda a mesa (K-King Photography Media Co. Ltd/Lifesize/Getty Images)

Posicionamento

Posicione a luminária ao longo da mesa de bilhar. Use as marcações das bordas da mesa de bilhar para alinhar a luz no centro da mesa. Para usos normais a parte debaixo do quebra-luz deve estar a uma altura em torno de 91 ou 106,5 centímetros acima da superfície da mesa, ou aproximadamente entre 157,5 ou 178 centímetros do chão. Abaixe a luz tanto quanto necessário, respeitando esses parâmetros, para que a luminária possa iluminar os cantos da mesa de bilhar.

Medidas oficiais

As regras oficiais da Associação Mundial de Bilhar determina que a luminária deve iluminar um mínimo de 48 pé-candle de luz na mesa e nas suas laterais. Se necessário, uma estrutura refletora, ou uma tela, deve ser usada para garantir que o centro da mesa não receba mais luz do que os cantos ou as laterais. A associação especifica que, para torneios, as luzes móveis devem estar a pelo menos 101,60 centímetros mais altas do que o pano da mesa de bilhar, enquanto que luzes fixas devem estar a pelo menos 165,10 centímetros de distância do pano da mesa.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article