on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Distância entre a parede e o cano de esgoto de vasos sanitários

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Ao substituir um vaso sanitário por um do mesmo tipo, geralmente você não se preocupa com a distância entre a parede e o cano de esgoto do vaso. O vaso sanitário substituto geralmente é parafusado sobre a mesma flange do vaso anterior sem que modificações na folga sejam necessárias. Ao instalar um vaso sanitário em uma nova construção ou em um local diferente, a folga adequada entre o cano de esgoto e a parede deve ser atendida para evitar problemas no futuro.

É preciso atentar para a instalação de todas as estruturas hidráulicas (Thinkstock/Stockbyte/Getty Images)

Medição preliminar

A distância entre o vaso sanitário e a parede de seu banheiro depende de onde você posicionou o cano de esgoto durante a instalação do encanamento preliminar. O encanamento preliminar normalmente é instalado durante a construção de edifícios, sendo que o encanamento e a parte elétrica só são finalizados quando a construção está quase completa. Nesta fase, o centro da tubulação de esgoto deve ser de 32 cm a partir da parede inacabada. Isto permitirá que, uma vez que a parede receba o acabamento em gesso, a distância ainda fique na casa dos 30 cm.

Loading...

Instalação final da parede

Alguns encanadores podem colocar o cano de esgoto do vaso sanitário um pouco mais longe da parede, de forma a permitir espaço para ajustes e nivelamento uma vez que o vaso seja instalado. Instalar o cano a 33 cm da parede inacabada permitirá uma folga de 32 cm após a colocação do drywall. Qualquer distância a mais pode significar a perda de um espaço precioso em seu banheiro.

Vaso sanitário fora do padrão

A maioria dos vasos sanitários disponíveis exigem a mesma medida para a distância entre a tubulação de esgoto e a parede. Uma pequena porcentagem de vasos, entretanto, pode exigir mais ou menos espaço. A posição errada do cano de esgoto pode fazer com que seu vaso sanitário fique muito longe ou muito perto da parede acabada. Sua melhor aposta seria medir a distância do centro da abertura de drenagem na parte inferior do vaso até a extremidade traseira do reservatório sanitário; você pode precisar montar o reservatório para fazer isso. Também é aconselhável verificar as instruções de instalação que acompanham o vaso sanitário para saber a distância exata entre o cano de esgoto e a parede.

Instalação da flange

A flange é o dispositivo circular a qual a parte inferior do vaso se anexa, sendo que a tubulação de esgoto do vaso sanitário se fixa na parte inferior da flange. Este dispositivo é fixado ao subpavimento com parafusos ou porcas e, em seguida, o vaso é anexado à flange com parafusos específicos -- um de cada lado da base do vaso. Tem-se, ainda, que a flange deve ser instalada na sub-base antes mesmo que o encanamento do banheiro seja finalizado; isso irá garantir que o vaso sanitário seja instalado no local exato que você deseja.

Meça entre 32 e 30 cm a partir da parede e faça uma marca no chão com um lápis. Em seguida, segure a flange sobre a marca de forma que o centro da abertura caia sobre a marca do lápis. Marque, então, a posição da flange e corte um furo na sub-base para acomodar este dispositivo. Por fim, fixe a flange no chão com parafusos.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...