Casa

A que distância de fios de alta tensão você deveria morar?

Escrito por jacquelyn jeanty | Traduzido por marina pastore
A que distância de fios de alta tensão você deveria morar?

As emissões de radiação das linhas de transmissão de energia podem variar em distância dependendo da força das correntes

power lines image by Edsweb from Fotolia.com

Informações sobre os efeitos de fios de alta tensão sobre a saúde mostram evidências conflitantes em termos de efeitos reais e das precauções de segurança devidas. A quantidade de energia eletromagnética produzida pelos fios de transmissão de eletricidade pode variar, dependendo de como foram construídos. Determinar uma distância segura para morar requer saber a quantidade de energia que uma linha específica produz.

Outras pessoas estão lendo

Campos eletromagnéticos

Os processos celulares do corpo dependem de sinais elétricos para as comunicações intracelulares e para as reações químicas que compõem o metabolismo das células. De acordo com a EM Watch, certos níveis de exposição a campos eletromagnéticos (CEM) podem alterar a atividade celular, produzindo cargas elétricas dentro do corpo. O nível de exposição depende da força dos campos e da distância entre a fonte e a pessoa. Quanto maior a distância destes campos, menos poderosos são seus efeitos nos processos do corpo. Como a distância e a força eletromagnética influenciam o risco sobre a saúde como um todo, poucas regras específicas existem em relação à distância que os fios de alta tensão deveriam manter das residências.

Emissões de radiação

Linhas locais de transmissão de energia, telefones celulares, micro-ondas e computadores são apenas alguns dos dispositivos capazes de emitir radiação eletromagnética. A quantidade de corrente carregada pelas linhas de transmissão locais tem influência sobre o total de radiação emitida. As configurações da fiação também podem afetar a quantidade de emissões. De acordo com a EM Watch, o tipo de linha de transmissão suspensa entre postes de rua pode produzir campos eletromagnéticos perigosos quando a uma distância de até 30 metros. Como o uso de energia pode variar durante diferentes horas do dia, a distância de emissão dos CEM também pode variar de acordo com os níveis de uso.

Testes das linhas de transmissão

Os medidores de CEM de baixa frequência podem ser usados para determinar a quantidade de radiação eletromagnética que vem de linhas de transmissão de energia próximas. Os medidores de CEM podem medir emissões em distâncias variadas e em diferentes horas do dia. Estes aparelhos medem a radiação em miligauss, unidade que indica a força do campo magnético. De acordo com a EM Watch, uma medição de 0.5 miligauss ou mais se enquadra nos níveis perigosos de radiação. Uma linha de transmissão de energia local costuma gerar 0.3 miligauss, podendo chegar a até 400 metros de distância.

Pesquisas

Segundo a Harvard Health Publications, vinte anos de pesquisas não mostram nenhuma prova real de riscos à saúde associados a exposições a linhas de transmissão de energia. Uma pesquisa conduzida na Inglaterra examinou os efeitos de CEMs sobre 83 mil trabalhadores da indústria de eletricidade. Os resultados do estudo não mostraram efeitos sobre a saúde causados pela exposição diária e contínua. De acordo com o Beth Israel Deaconess Medical Center, outro estudo conduzido na Inglaterra revelou uma alta incidência de leucemia entre crianças que moravam a menos de 200 metros de fios de alta tensão. Os resultados do estudo foram considerados inconclusivos, já que não foram feitas medições reais das emissões eletromagnéticas.

Considerações

De acordo com a Harvard Health Publications, as determinações sobre a distância que uma casa deve manter em relação aos fios de alta tensão se provaram difíceis de estimar pelos pesquisadores, devido a todos os possíveis efeitos sobre a saúde envolvidos e a outros fatores desconhecidos. Os possíveis resultados sobre a saúde envolvem testes para todos os distúrbios possíveis que podem vir da exposição a CEMs. Além disso, as flutuações das linhas de transmissão de energia durante o dia fazem com que seja difícil apontar seu alcance quando se tenta determinar os níveis de exposição e os riscos potenciais.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media