Conhecimento

Qual a distância de Saturno até o Sol?

Escrito por john lindell | Traduzido por arthur mello
Qual a distância de Saturno até o Sol?

Qual é a distância de Saturno até o Sol?

saturn image by Ancello from Fotolia.com

Saturno é o sexto planeta mais próximo do Sol, e o mais distante do sistema solar que pode ser visto a olho nu. Ele tem um conjunto de sete anéis ao seu redor, feitos de partículas que permanecem em orbita. É o segundo maior planeta do sistema solar.

Outras pessoas estão lendo

Tamanho

Saturno circula o Sol em uma órbita elíptica ou oval. Isto significa que, em alguns pontos, ele se aproxima mais do Sol do que em outros. A distância média de Saturno até Sol é de 1,4 bilhões de km, sendo que Terra está a "apenas" 150 milhões de km. Em seu ponto mais distante do Sol, conhecido como afélio, Saturno fica a 1,5 bilhões de km de distância; no periélio, a distância mais curta até o Sol é de 1,3 bilhões de km.

Intervalo de tempo

Todo mundo sabe que um ano na Terra tem 365 dias, mas o ano de Mercúrio, por sua proximidade do Sol é muito menor, tendo 88 dias. Saturno por ser tão distante do Sol, leva muito mais tempo para completar o trajeto. Um ano em Saturno corresponde a 29,5 anos terrestres.

Identificação

Outro termo que descreve a distância de Saturno ou qualquer astro até o Sol é a unidade astronômica, definida como U.A pelos pesquisadores. Uma unidade astronômica é a distância da Terra até o Sol, 150 milhões de km. A Terra está a um U.A do Sol, enquanto um planeta como Mercúrio está a 0,39 U.A. Saturno, entretanto, está a 9,54 UA. O próximo planeta após Saturno é Urano, com 19,2 U.A de distância. É mais do que o dobro da distância até Saturno, e por isso, Saturno é o último planeta identificado na antiguidade a olho nu.

Considerações

Para colocar a distância de Saturno ao Sol em uma perspectiva adequada, você deve considerar o seguinte: se você fosse andar da Terra até Saturno andando a um passo médio, você levaria 30.000 anos terrestres. Se você pudesse dirigir até lá a 300 km/h, você levaria "apenas" 457 anos. Um foguete a 30.000 km/h levaria cinco anos terrestres para chegar até o planeta.

Significância

A grande distância de Saturno até o Sol o torna muito frio para abrigar a vida como conhecemos. Saturno é um planeta principalmente gasoso com um núcleo sólido. A distância até Sol também significa que leva muito tempo para enviar sondas até Saturno que possam retornar com informações precisas. Uma dessas sondas foi a sonda Cassini-Huygens. Ela foi lançada em outubro de 1997, e não entrou na orbita de Saturno até 1° de julho de 2004.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media