Mais
×

Como distinguir Acarás-bandeiras machos de fêmeas

Atualizado em 17 abril, 2017

Distinguir o sexo de um animal geralmente não é muito difícil, mas os órgãos sexuais dos peixes são muito diferentes dos de outros animais. Os órgãos sexuais de um peixe só são expostos durante a desova e não são externos, como os dos mamíferos. A única maneira infalível para distinguir um Acará-bandeira macho de uma fêmea é esperar até eles se emparelharem e prepararem-se para lançar e fertilizar seus ovos.

Instruções

Não é impossível para amadores determinar o sexo do Acará-bandeira (angel fish image by michael luckett from Fotolia.com)
  1. Reúna vários Acarás-bandeira no mesmo tanque. Certifique-se de que o tanque esteja na temperatura e limpeza ideal para promover a saúde. A melhor maneira de determinar o sexo de um Acará-bandeira é examinar um grupo enquanto eles estão desovando. Isso é mais fácil quando você tem vários peixes no mesmo tanque, para aumentar a probabilidade de que ambos os sexos estejam presentes e, eventualmente, formem pares para acasalar.

  2. Identifique a preparação desova. A desova pode ser identificada quando você vê dois peixes prepararem um local para por os ovos, limpando-o e fazendo corridas especiais sobre o local para praticar o depósito. Esse poderia ser uma pedra ou uma folha dentro do tanque, que será um lugar seguro para o acará para colocar seus ovos.

  3. Examine os ovipositores dos diferentes peixes. Ovipositor significa "que põe ovos", e eles são os órgãos sexuais que estão presentes em ambos os sexos, masculino e feminino. Os ovipositores do acará fêmea são maiores e mais robustos, ao contrário dos masculinos que são mais finos, longos e pontudos.

  4. Assista o acará de perto ao longo de dois a três dias. A fêmea vai passar sobre o local da desova várias vezes durante o período de preparação e, eventualmente, depositar os ovos. O macho virá em seguida para fertilizar os ovos. Esse processo continuará até que o par deposite e fertilize centenas de ovos.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article