×
Loading ...

Como distinguir um ciclídeo macho de uma fêmea

Atualizado em 21 novembro, 2016

Determinar o sexo de um peixe não é tão difícil depois de aprender a observar certos atributos. Em algumas espécies, a distinção entre os gêneros é tão fácil quanto em um pássaro -- pelo tamanho e pela cor. Um exemplo dessa facilidade é o beta, em que os machos têm grandes nadadeiras e geralmente apresentam cores vibrantes, enquanto as fêmeas são menores e menos coloridas. Nos ciclídeos, a distinção é igualmente fácil, mas se o padrão de cores não for evidente, será preciso manusear o peixe para determinar seu sexo.

Instruções

Os ciclídeos são peixes muito bonitos, cujo sexo pode ser distinguido pelos padrões de cores (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Procure fotos na internet que ilustrem o tipo de ciclídeo que você adquiriu, caso a espécie seja dimórfica -- ou seja, os machos e as fêmeas apresentam padrões de coloração distintos. Se você achar que seu peixe não é de uma espécie dimórfica, avance para a etapa 2.

    Loading...
  2. Mantenha suas mãos molhadas e pegue seu ciclídeo cuidadosamente, virando-o de barriga para cima para que você possa ver a abertura retal. Existe um buraco e uma protuberância abaixo dele, chamada de papila genital. As fêmeas têm uma papila genital grande, enquanto a dos machos é menor.

  3. Verifique se seu ciclídeo possui um pequeno ponto branco, que é encontrado na nadadeira anal dos machos, logo abaixo da papila genital.

  4. Observe o tamanho de seus peixes; os machos tendem a ser maiores do que as fêmeas.

Loading...

Dicas

  • Se for preciso manusear o peixe, molhe as mãos e segure-o com delicadeza. Os danos à camada de muco do corpo podem causar lesões e infecções nos animais. Os peixes não devem ser manuseados mais do que uma ou duas vezes, pois isso os deixa estressados.

Referências

Loading ...
Loading ...