Mais
×

Como distinguir uma cobra venenosa de uma não venenosa

Atualizada April 17, 2017

É importante saber como identificar uma cobra venenosa, mesmo que você viva em uma área onde elas normalmente não aparecem. Nem sempre é necessário ver uma cobra para distingui-la. O animal também pode ser reconhecido pelas marcas de sua picada, a escolha de presas ou seu habitat. Saber identificar uma cobra venenosa pode salvar uma vida.

Instruções

As cobras do gênero Thamnophis não são venenosas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Informe-se sobre as cobras nativas de sua área. Aprenda quais são as características típicas das espécies peçonhentas locais.

  2. Observe os olhos da cobra. Os olhos de cobras não venenosas possuem pupilas redondas. As venenosas apresentam pupilas elípticas, como os olhos de um gato.

    Os olhos das cobras venenosas são parecidos com os de um gato (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)
  3. Se possível, examine atentamente as cores ou marcações da cobra. Listras que se estendem da cabeça à cauda indicam que ela não é venenosa. Os padrões em forma de losangos geralmente indicam uma cobra venenosa, principalmente se ela apresentar três cores diferentes.

    Uma cascavel-diamante-ocidental no deserto (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  4. Preste atenção aos sons da cobra, como um sibilo ou um chocalho. Aquelas que fazem ruídos quando você se aproxima, ou demonstram agressividade, tendem a ser venenosas.

    Uma cascavel pronta para o bote (NA/AbleStock.com/Getty Images)
  5. Observe as marcas de picadas deixadas pela cobra para determinar se ela é peçonhenta ou não. Se for venenosa, sua picada deixará duas perfurações. A área afetada rapidamente ficará inchada e descolorida.

  6. Fique atento a seus arredores e veja como a cobra se comporta. Uma serpente que se move através da água, permanecendo sobre a superfície, provavelmente é venenosa.

bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article