Como distinguir uma descrição do perfil de um cargo

Escrito por jewell briscoe | Traduzido por contributing writer
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como distinguir uma descrição do perfil de um cargo
Os detalhes ajudam na hora de distinguir um perfil de uma descrição (computer working image by NiDerLander from Fotolia.com)

Embora uma descrição de cargo seja similar ao perfil, eles se diferem na proposta. A proposta de um perfil é analisar os requerimentos e as responsabilidades de uma ocupação, podendo ser apresentada uma descrição precisa. Uma vez completadas as informações do perfil, você estará apto a usá-las para escrever uma descrição. Normalmente, a descrição de um cargo é uma sequência ou um sumário das informações do perfil.

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Determine se o documento que você está vendo é uma descrição ou perfil de um cargo, observando o tamanho e o formato. Se for uma pequena descrição dos requerimentos e das responsabilidades e estiver organizado em tópicos, ele é uma descrição. Se for uma citação longa dos requerimentos e das responsabilidades, indica um perfil. Os requerimentos incluem anos de experiência, nível de educação exigido e tarefas mentais e psicológicas necessárias, como limpeza, gerenciamento e análise.

  2. 2

    Leia o documento para verificar as informações detalhadas de como o equipamento deve ser utilizado. Caso haja, o documento é sobre o perfil, não uma descrição. Por exemplo, um perfil de um motorista de empilhadeiras deve dizer que o cargo requer um ano de experiência operando esse equipamento no carregamento de alumínio, plásticos e matérias-primas com mais de 90 kg, além de uma habilidade física de carregar 22 kg ou mais.

  3. 3

    Observe como conhecimentos, habilidades, qualificações e características são explicados no documento. Há uma longa explicação das habilidades requeridas para exercer cada tarefa e operar um equipamento específico? Ou há uma lista ou uma citação deles? Caso haja um esclarecimento de conhecimentos, habilidades e qualificações necessárias para executar os deveres, o documento é sobre o perfil do cargo. Por exemplo, o perfil de um cargo para um gerente de treinamento deve expor que o cargo requer conhecimentos sobre teorias da aprendizagem de adultos, cinco anos de experiência em treinamento e exercício da atividade, uma certificação em desenho instrucional com três anos de experiência do software de desenhos (Dreamweaver), implementação de treinamento virtual e plataformas de ensino à distância, além de conhecimentos em sistemas de gerenciamento de aprendizagem. Os traços de personalidade listados devem incluir características, tais como ser uma pessoa de iniciativa e que saiba lidar com os outros. Diferentemente de uma descrição de um emprego, o perfil para um cargo também indicará a razão de sua existência, explicará seus objetivos, além de como as tarefas se relacionam com outras posições dentro da empresa.

  4. 4

    Procure no topo do documento pelo nome do cargo e pelas características que os candidatos devem ter. Elas devem estar presentes numa descrição do emprego. Além disso, resume brevemente os cargos com os principais deveres listados, enquanto no perfil serão descritos minuciosamente tarefas, responsabilidades, habilidades e conhecimentos necessários para a execução da ocupação.

    Por último, uma descrição indica o nível de autoridade e responsabilidade do cargo em relação a outras posições na empresa, enquanto que, no perfil, normalmente não são mencionadas informações de estrutura. Por exemplo, se o cargo é do nível de diretor, ele provavelmente terá um maior nível de responsabilidade e autoridade que uma posição mediana ou de gerência, e isso estará informado na descrição do emprego.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível