Como distinguir pistilo e estame em uma planta

Escrito por sophie johnson | Traduzido por vanessa arnaud
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como distinguir pistilo e estame em uma planta
O funcionamento de uma flor é misterioso para aqueles que não sabem distinguir suas partes (Comstock/Comstock/Getty Images)

Os pistilos e estames de uma planta podem ser encontrados em suas flores, que são a parte responsável pela reprodução. Plantas se reproduzem sexuadamente, através dos estames, que produzem esperma, e dos pistilos, que produzem óvulos. Apesar de algumas flores possuírem tanto pistilos como estames, sendo hermafroditas, muitas outras produzem flores distintas, que são femininas ou masculinas. Para conseguir frutos e sementes, são necessárias flores femininas e masculinas. Saber reconhecer uma flor hermafrodita; uma masculina, que apresenta estames; e uma feminina, que apresenta pistilos, é essencial para um jardineiro escolher o que plantar.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Faca pequena e afiada

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Conte as partes da flor, começando pelas pétalas e seguindo para o interior. Estas partes estão sempre arranjadas em círculos ou voltas, na mesma ordem. Flores femininas e masculinas possuem dois destes círculos, e as hermafroditas possuem três: um círculo de pétalas, um de estames e um pistilo, ou um círculo de pistilos no centro.

    Como distinguir pistilo e estame em uma planta
    Três anéis de partes diferentes caracterizam uma flor hermafrodita (Liquidlibrary/liquidlibrary/Getty Images)
  2. 2

    Procure por estames, que possuem sempre a mesma aparência, independentemente da flor. Encontrar os estames é fácil em flores hermafroditas, uma vez que ocupam o círculo entre as pétalas e o pistilo. Se a flor possui apenas dois anéis diferentes, identifique os estames pela aparência. Todo estame possui um filamento comprido que serve como uma espécie de pecíolo para a antera, no topo. A antera é uma estrutura globular ou oval, às vezes lobada, onde o pólen é produzido.

    Como distinguir pistilo e estame em uma planta
    Estes estames estão em laranja, com anteras cobertas de pólen, e o pólen laranja pulverizado sobre as pétalas da flor (John Foxx/Stockbyte/Getty Images)
  3. 3

    Procure pelo pistilo. Os pistilos possuem uma aparência mais variada do que os estames, mas sempre contêm um ovário em sua base alargada. Por isto, os pistilos normalmente apresentam um formato de pino de boliche. Procure por três partes do pistilo: o ovário no fundo, o estigma no topo e o estilete no meio - ligando o ovário ao estigma.

    Como distinguir pistilo e estame em uma planta
    Contornado pelos estames, o pistilo do lírio aparece no meio da flor (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
  4. 4

    Corte a flor ao meio se ainda não tiver conseguido distinguir o estame do pistilo. Faça um corte vertical, começando pela base da flor. Procure pela base alargada do pistilo - o ovário - no centro da flor. Se não encontrar um ovário, talvez esteja olhando para estames e a flor seja apenas masculina.

    Como distinguir pistilo e estame em uma planta
    Este modelo mostra uma flor cortada ao meio, com o ovário do pistilo proeminente no centro (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Dicas & Advertências

  • As partes femininas de uma flor são, também, conhecidas como carpelos, que estão muitas vezes fundidos em um único pistilo. Muitas flores apresentam este único pistilo no centro das pétalas, mais comumente do que apresentam carpelos separados.
  • Outra forma de designar uma flor hermafrodita é chamá-la de andrógena. Estas flores são conhecidas como flores perfeitas, uma vez que possuem tudo o que é necessário para a reprodução.
  • Além de estames, pistilos e pétalas, as flores também possuem sépalas - localizadas entre o pecíolo e as pétalas. As sépalas normalmente se parecem com folhas e contornam a flor, posicionadas ao redor das pétalas. Flores completas possuem estas quatro partes.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível