Diurese osmótica e diabetes

Escrito por miriam breeze | Traduzido por ricardo castiglioni
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
 Diurese osmótica e diabetes
Para diabéticos, o teste de sangue pode tornar-se parte da rotina diária (blood testing image by John Keith from Fotolia.com)

Estima-se que "12 milhões de pessoas nos Estados Unidos têm diabetes e nem sabem disso", de acordo com o site Medicine Net. Esses indivíduos desavisados precisam de atenção médica. Você, ou algum ente querido, pode estar entre eles. Aprenda a reconhecer os principais sintomas dessa doença.

Outras pessoas estão lendo

Diabetes de açúcar e diabetes de água

Dois dos principais sintomas de diabetes são sede excessiva e micção frequente. Esses sintomas são comuns no diabetes mellitus, também conhecido como diabetes de açúcar e diabetes insipidus — ou diabetes de água. O diabetes insipidus tem duas classificações.

A falta de vasopressina no corpo resulta em diabetes insipidus central. A vasopressina é o hormônio responsável pela reabsorção de água no corpo. Quando a água não é reabsorvida corretamente, o excesso de urina é produzido. A incapacidade do corpo para responder à vasopressina resulta em diabetes insipidus nefrogênico.

Diabetes Mellitus Tipo 1

O Diabetes Mellitus é causado pela falta de insulina hormonal no corpo ou pela incapacidade de responder à insulina, e é classificado, também, como do tipo 1 ou tipo 2. O diabetes tipo 1 é o diabetes mellitus insulino-dependente ou DMID.

A insulina controla a quantidade de glicose ou açúcar no sangue, então a falta de insulina resulta em excesso de glicose no sangue — ou hiperglicemia — por isso o nome de "diabetes de açúcar."

 Diurese osmótica e diabetes
O diabetes mellitus insulino-dependente é controlado com doses de insulina rotineiras (syringe and medicine image by Derek Miller from Fotolia.com)

Diabetes Mellitus tipo 2

O Diabetes tipo 2 é o diabetes melitus não insulino-dependente — ou DMNID. O corpo produz insulina em quantidades insuficientes ou não responde à insulina. Como resultado, a glicose acumula-se a níveis excessivos.

 Diurese osmótica e diabetes
Uma rotina de exercício físico regular faz parte do regime recomendado para controlar o diabetes melitus não insulino-dependente (adult exercise image by John Sfondilias from Fotolia.com)

Diurese osmótica

Os rins normalmente reabsorvem água e glicose para o corpo e controlam a micção ou diurese, mas a glicose excessiva interfere com a função renal normal. Os rins não podem reabsorver os excessos de glicose; além disso, a glicose em excesso atrai água por um processo que causou a osmose. A glicose não absorvida e a água que ela atrai saem do corpo através da micção em diurese osmótica.

 Diurese osmótica e diabetes
A diurese osmótica é o processo através do qual a glicose e a água são eliminadas pela micção (Clean water and water bubbles in blue image by Suto Norbert from Fotolia.com)

Teste para Diabetes

Para determinar se você tem diabetes insipidus, um médico deve realizar um teste de vasopressina/teste de privação de água, teste de infusão de salina hipertônica ou outros testes que verificam a concentração de partículas na urina" de acordo com a Clinical Center National Institute of Health.

Para determinar se você tem diabetes mellitus, o médico realizará um teste oral de tolerância à glicose ou teste em jejum de glicose do sangue. Esses testes medem a quantidade de glicose no sangue.

Tratamento para diabetes

De acordo com a o site Medicine Net "o Diabetes tipo 1 é tratado com insulina, exercício e uma dieta especial. O Diabetes tipo 2 é tratado primeiro com redução de peso, dieta e exercício. Quando essas medidas não forem suficientes para controlar o açúcar elevado no sangue, medicamentos orais devem ser usados", e, como um último recurso, "considera-se o uso de medicamentos de insulina".

Se você for tratado para diabetes insipidus central, o Clinical Center National Institute of Health afirma que você deverá inalar uma droga chamada DDAVP (Desmopressina), um derivado da vasopressina para substituir a falta desse hormônio.

"Se você tem diabetes insipidus nefrogênico, pílulas de água (diuréticos tiazídicos) podem ser prescritas pelo médico." Isso pode parecer contraproducente, uma vez que os diuréticos tiazídicos são substâncias que estimulam a micção, mas o Clinical Center National Institute of Health explica que "os diuréticos tiazídicos demonstraram estimular a produção de um hormônio que ajuda o corpo a reter sal. Essa quantidade adicional de sal impede que se perca muita água."

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível