Mais
×

Diversão em família para um dia chuvoso

BrianAJackson/iStock/Getty Images

Introdução

Tão refrescante e calmante quanto um dia chuvoso possa parecer, um dia dentro de casa pode acabar com os planos familiares. Não deixe alguns pingos de chuva impedirem a diversão. Seja criativo e faça um dia em família projetado especialmente para dias chuvosos. Com algumas dicas e ideias para manter sua família envolvida, você vai desejar mais gotas de chuva no futuro.

Jupiterimages/Creatas/Getty Images

De volta ao quadro de desenho

Sugira que os membros da sua família se expressem através da arte. Arranje um papel em branco, do tamanho de um mural, e cole-o em uma parede da sua casa. Mande cada membro da família desenhar e colorir um desenho com uma história. Quando a arte estiver completa, faça com que cada pessoa conte a sua própria história sobre cada criação. "Isso dá a oportunidade para os seus filhos se expressarem com uma linguagem expansiva, que conte a história deles", diz Fran Walfish, Beverly Hills, psicoterapeuta e autora do livro "The Self-Aware Parent" (O pai autoconsciente, em tradução livre).

Jupiterimages/Comstock/Getty Images

Cozinhando durante a tempestade

Encarregue as crianças de escolher o cardápio, planejar, preparar e organizar um jantar especial em família para o dia chuvoso. "Essa é uma oportunidade fabulosa de trabalhar como uma equipe", diz Fran. Faça do projeto um aprendizado também com lições de matemática ao medir e adicionar ingredientes. "Colaboração em grupo dá às crianças a sensação de pertencimento", explica ela. "Isso é exatamente o que cada criança e adulto almeja".

Jupiterimages, Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images

Volte no tempo

Desencadeie algumas risadas e muitas memórias em um dia chuvoso exibindo alguns vídeos caseiros antigos. Seus filhos vão adorar ver versões mais novas deles mesmos e dos papais capturadas em vídeo ao longo do tempo. Desde performances musicais até encontros de final de ano, esses vídeos vão oferecer aos pais uma chance de falar sobre o passado, o presente e o futuro enquanto riem de estilos de cabelo antigos e roupas ultrapassadas.

Comstock Images/Comstock/Getty Images

Exercícios energéticos

Um dia chuvoso não deve deixar a sua família para baixo. Fique em forma e se movimente com exercícios e jogos interativos dentro de casa. Tire os móveis do caminho e abra um espaço para uma diversão saudável. De lições de ioga até uma disputa de dança com as crianças, a sua família pode continuar se mexendo e curtindo mesmo com o céu nublado.

David Sacks/Lifesize/Getty Images

Maravilhas escritas

Um dia chuvoso é perfeito para entrar na imaginação da sua família. Deixe a mente criativa de todos rolar solta ao criarem juntos uma história colaborativa. Debata ideias de história em grupo atribuindo a cada membro da família um pedaço da história e depois colocando todo junto com ilustrações. Os pais podem até juntar ou montar um livro para compartilhar com familiares e amigos.

Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images

Vamos jogar

Nem todos os jogos precisam ser realizados fora de casa. Procure no armário por um jogo de tabuleiro que a família toda possa jogar. De "Serpentes e Escadas" a "Banco Imobiliário", uma sessão de jogos familiares pode encorajar uma competição amigável e uma lição de cooperação. Também ensine às suas crianças alguns truques com jogos de cartas antigos.

Thinkstock Images/Comstock/Getty Images

Diversão familiar em um forte

Há maneira melhor de ficar aconchegado que pegar travesseiros, almofadas e cobertores e construir um forte juntos? A família inteira pode entrar, se aconchegar, hibernar e criar uma experiência de acampamento dentro de casa. "As crianças gostam de regredir nesse jogo que, inconscientemente, as lembra de estar confortáveis e seguras dentro do útero da mamãe", explica Fran.

Getty Images

Ler é fundamental

Nada parece mais perfeito em um dia de chuva que se envolver com um livro. Mas por que não envolver a família toda? Escolha alguns livros favoritos da família para ler e designe personagens a cada membro. Brinque fazendo vozes divertidas e, até mesmo, fantasias. Isso faz com que as crianças leiam enquanto a coleção de livros da família toma vida.

Jupiterimages/Comstock/Getty Images

Carinho silencioso

Quando as gotas de chuva caírem, tire vantagem do momento ficando abraçados no sofá. "Às vezes, é divertido somente sentar no colo da mamãe ou do papai, ser ninado, ter canções cantadas para você e lembrar o quão aconchegante, seguro e caloroso foi ser um bebê", comenta Fran. "Isso pode nutrir a autoestima e a alma do seu filho".