Quem doa sangue pode dirigir?

Escrito por pedro santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quem doa sangue pode dirigir?
Doação de sangue e direção não combinam (Keith Brofsky/Photodisc/Getty Images)

A doação de sangue é um ato nobre que ajuda a salvar vidas. Por ser um elemento do organismo humano que não pode ser criado de forma sintética, é fundamental que existam pessoas dispostas a doar sangue regularmente. Todo o processo é muito rápido e seguro. No entanto, alguns cuidados devem ser observados sobretudo após a doação. Isso acontece porque nosso organismo leva um tempo até se recuperar do sangue retirado. Entre os cuidados básicos estão: ingerir bastante água nas horas seguintes, não praticar atividades físicas intensas durante o dia, não consumir bebidas alcoólicas e evitar dirigir veículos após à doação.

Outras pessoas estão lendo

Critérios para doação

Para ser um doador é preciso entender como o processo funciona. Basicamente, algumas normas técnicas do Ministério da Saúde são realizadas como procedimentos obrigatórios antes, durante e após a doação. Trata-se de uma medida de segurança que visa proteger o doador e também quem vai receber o sangue. Para doar sangue, é preciso pesar mais de 50 kg, não ter consumido bebidas alcoólicas nas últimas 24 horas, não ter feito tatuagem ou piercing no último ano, não estar em estado febril ou em período menstrual. Há outras exigências mais específicas que invalidam a doação, como ser portador de doenças infecto-contagiosas ou haver mantido relação sexual sem proteção no último ano.

Quem doa sangue pode dirigir?
Antes da coleta, é necessário medir a pressão (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)

Durante a doação

No dia da doação, será preciso apresentar documento de identidade e passar por uma entrevista onde será constatada a habilitação para ser doador. Depois disso, uma enfermeira verificará o nível de hemoglobina do paciente, para provar que ele se encontra em condições saudáveis para a doação. É uma medida importante também para garantir que o doador não fique anêmico depois da doação. Então, será inserida agulha na veia adaptada para a retirada do sangue. Serão recolhidos cerca de 450 a 500 ml de sangue (dos cerca de 5 litros que possuímos em nosso corpo). A coleta dura em torno de 10 minutos.

Quem doa sangue pode dirigir?
A coleta dura em torno de 10 minutos (Keith Brofsky/Digital Vision/Getty Images)

Após a coleta

Após a doação, o doador é convidado a tomar um lanche (frutas, pães e suco) para repor o líquido doado. A maioria dos doadores não apresenta nenhum tipo de sintoma. Outros, no entanto, sentem um pouco de tontura e enjoo, algo considerado normal, principalmente depois da primeira doação. Mas como o organismo fica naturalmente debilitado com a retirada do sangue, é preciso tomar alguns cuidados. Por isso, não é uma boa ideia dirigir nas primeiras horas depois da doação. Graças à falta de líquido provocada pela coleta, nosso corpo sente certo cansaço e tontura, sintomas que podem gerar um acidente no trânsito.

Quem doa sangue pode dirigir?
Evite dirigir depois de doar sangue (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)

Importância da doação

É fundamental doar sangue o ano inteiro. Os hospitais estão sempre buscando reservas para seus bancos de sangue, principalmente em determinados meses do ano, quando sofrem baixas nos estoques de sangue. Isso é comum em épocas de festas de fim de ano ou no Carnaval. Nessas ocasiões, o número de doadores diminui enquanto os acidentes (principalmente automobilísticos) aumentam. A coleta sanguínea é um procedimento sigiloso, rápido, simples e seguro, além de ser um hábito muito saudável. Faz bem para quem doa e também para quem recebe. Para as mulheres, a doação pode ser feita obedecendo um intervalo de 3 meses. Para os homens, o intervalo é de 2 meses.

Quem doa sangue pode dirigir?
O sangue coletado segue para o laboratório para análises antes de ir para o banco de sangue (Keith Brofsky/Digital Vision/Getty Images)

Dia livre no trabalho

O doador pode solicitar um atestado médico de doação que comprova para o empregador a eventual ausência do funcionário em dia laboral. Funcionários públicos com atestado de doação estão dispensados de bater ponto. Já em empresas privadas, a lei regulamenta que a dispensa por doação de sangue vale uma vez ao ano. Quem deseja doar sangue deve procurar um dos postos fixos dos hemocentros em cada estado. Alguns hospitais específicos também possuem centro de doação de sangue. Para consultar a lista de endereços mais próximos, basta visitar o site do Ministério da Saúde.

Quem doa sangue pode dirigir?
Voluntários podem solicitar o atestado de doação de sangue (Keith Brofsky/Digital Vision/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível