Mais
×

Como saber se um doberman é puro sangue

Atualizado em 17 abril, 2017

Um Doberman pinscher deve apresentar várias características particulares para ser considerado puro sangue, este cão dócil e protetor tem sido cruzado desde o começo do século 20 para servir como cão policial ou militar além de famílias que necessitassem de um cão de guarda e boa companhia. Há características para cada raça de cachorro, entretanto para se ter certeza de que seu doberman seja puro sangue você pode checar os jornais periódicos da AKC ou fazer um teste de DNA que pode ser contratado por aproximadamente R$ 100 em lojas especializadas em suprimentos caninos.

Uma aparência intimidadora, mas uma natureza dócil (Apple Tree House/Lifesize/Getty Images)

Tamanho

São cachorros de tamanho médio apesar de muitas pessoas os considerarem como grande, suas proporções devem ser de 65 a 70 cm de comprimento (até os ombros) para os machos e 60 a 65 cm para as fêmeas, estas proporções ainda são consideradas de porte médio devido ao seu corpo esguia e suave. A altura da pata até o ombro deve ter o mesmo tamanho que o comprimento do peito até a coxa traseira, sua cabeça, pescoço e pernas são todos proporcionais ao resto do corpo, o peito de um puro sangue é largo com um ante-peito bem definido.

Pelagem e coloração

O padrão da pelagem deve ser curto e o pelo deve ser chato e próximo do corpo além de ser espesso, as colorações permitidas são: preta, vermelha, azul e mosqueada, a coloração mosqueada é uma mistura de azul e vermelho e é entendida como uma diluição da preta, que é a mais comum. Dobermans também são permitidos a ter marcações na coloração cáqui quando sua cor primária for preta, estas marcas devem ser apenas em cima dos olhos, no focinho, na base do rabo, no peito e nas pernas e patas.

Cabeça

Estes cães são reconhecidos pela característica aguda da cabeça, entre os mais premiados as orelhas são pontudas, que são modificações feitas pelo dono quando filhote com o propósito de deixá-las levantadas através de cortes. A cabeça de um puro sangue deve ser longa e quadrada -- tem um formate de cunha quando visto de frente ou perfil, suas bochechas são chatas e musculosas com narinas de coloração preta para pelagem preta, marrom escuro para pelagem vermelha, cinza escuro para pelagem azul e cáqui escuro para a pelagem mosqueada. Os olhos são penetrantes e energéticos com o formato de amêndoa, a íris deve ser o mais escura possível em relação à pelagem.

Você pode ver na imagem dobermans sem as orelhas cortadas e com coloração correta de olhos e narinas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Temperamento

O temperamento destes cães é tão importante quanto as características corporais para a determinação de um puro sangue, nenhum doberman deve ser tímido ou ter tendência a vícios, um verdadeiro doberman sempre será energético, extrovertido e atento, quando não estiver em modo de guarda ele deve ser dócil com pessoas e ótimo com crianças. O propósito da raça é ser guardião e leal, especialmente com sua matilha (seja humana ou canina), e extremamente obediente e propício a treinamento, outra característica importante é ele ser destemido; um doberman deve sempre querer proteger em momentos de perigo.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article