×
Loading ...

Como fazer dobradiças de óculos escuros

Atualizado em 20 julho, 2017

Quando a dobradiça do seu óculos escuro favorito quebra, não é necessário comprar um outro novo logo em seguida. Dobradiças de óculos escuros podem ser feitas em casa. As básicas possuem duas partes separadas, com um folha e um tambor. A folha é a área lisa que se prende ao óculos, enquanto que o tambor é o tubo que envolve o parafuse que segura as dobradiças no lugar. Leia esse guia para aprender a consertar dobradiças de óculos escuros usando ferramentas para fazer joias.

Instruções

Conserte a dobradiça quebrada dos seus óculos escuros e não se livre dele (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Desenhe um molde básico das dobradiças em um pedaço de latão. Faça dois retângulos, com 3 mm na vertical e 2,5 cm na horizontal, usando um régua e uma caneta de ponta fina. Desenhe uma linha no centro vertical dos retângulos, dividindo-os em dois retângulos com 1,25 cm de comprimento.

    Loading...
  2. Corte as dobradiças de metal. Prenda as peças com braçadeira da viseira, deixando o molde desenhado no lado externo. Serre os quatro moldes seguindo as linhos que você fez com a caneta, para criar quatro retângulos de metal, cada um com 3 mm x 1,25 cm.

  3. Desenhe o molde da lingueta do tambor em todas as quatro dobradiças. Faça uma linha dividindo cada dobradiça verticalmente, deixando 7 mm de cada lado da linha. Faça uma segunda linha em cada dobradiça, dividindo-as horizontalmente, formando dois retângulos de 1,5 mm x 7 mm de cada lado da dobradiça.

  4. Prenda uma das dobradiças na viseira com a área desenhada do lado de fora, e corte fora um dos retângulos de 1,5 mm x 7 mm para formar a lingueta do tambor. Alise todas as pontas usando uma lixa de metal para joias. Repita o processo com as outras dobradiças.

  5. Enrole as linguetas dos tambores. Dobre a ponta extrema de uma dobradiça sobre uma das laterais do alicate de ponta redonda para joias, usando o alicate reto, enrolando até que o tambor fique nivelado com o final da folha. Repita o processo com as outras dobradiças.

  6. Coloque as dobradiças em pares. Ponhas duas dobradiças com os tambores para baixo, se sobrepondo um ao outro. A lateral lisa irá se prender a peça final e às têmporas do óculos escuros. As peças finais são as partes do canto do óculos, onde as dobradiças se conectam, e as têmporas são os braços que se estendem até as orelhas. Repita o processo com as outras duas dobradiças.

  7. Limpe o óculos escuro, as dobradiças e os dois parafusos com álcool líquido e papel toalha.

  8. Insira os parafusos nas dobradiças e aplique um ponto de cola epóxi no topo e na base do parafuso, para mantê-lo no lugar. Deixe secar bem.

  9. Aplique epóxi nas partes retas de trás das folhas nas dobradiças, e nas peças finais e têmporas do óculos escuro. Pressione cada dobradiça no lugar, depois prenda cada folha ao óculos usando os grampos e mola. Deixe secar.

Loading...

O que você precisa

  • Pedaço de latão, quadrado com lados de 5 cm
  • Caneta de ponta fina
  • Régua
  • Braçadeira de viseira
  • Serra para joias
  • Lixa fina de metal
  • Alicate reto para joias
  • Alicate redondo para joias
  • 2 parafusos para dobradiça de óculos escuros
  • Álcool líquido
  • Papel toalha
  • Cola epóxi
  • 4 grampos pequenos de mola

Referências

Loading ...
Loading ...