Mais
×

Como dobrar cabos de bengala usando vapor

Atualizado em 17 abril, 2017

A maior dificuldade na confecção de uma bengala de madeira maciça é dobrar o cabo até que tome a forma correta. Com algumas poucas ferramentas e acesso a uma cozinha ou um fogareiro de acampamento, você pode criar sua própria bengala com um cabo da forma que desejar.

Instruções

Bengalas podem ser feitas de muitos tipos de madeira diferentes com os mesmos bons resultados (Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images)
  1. Deixe o lado do cabo de sua bengala de molho na água uma semana antes de começar o processo de dobra.

  2. Ponha o pedaço de madeira de lado e desenhe a forma com a qual você deseja dobrar sua bengala. Um semicírculo é o desenho padrão, e também o mais fácil de fazer. Marque dois pontos na borda da peça de madeira, com uma distância entre 10 cm e 20 cm um do outro. Ponha a guia de um compasso no ponto médio entre os dois pontos e ligue-os com um arco. Usando a serra tico-tico, faça o recorte do círculo, criando uma forma para a dobra do cabo.

  3. Encha a panela com água e aqueça até ferver. Insira a ponta da madeira para dobra e deixe na fervura por pelo menos 30 minutos para que fique mais maleável.

  4. Posicione a ponta aquecida em frente à forma cortada anteriormente. Prenda a ponta da bengala e o molde com um grampo de marceneiro. Aumente a pressão do grampo vagarosamente virando o cabo, de modo que a bengala seja puxada para a forma e seja dobrada em um semicírculo.

  5. Siga a forma do centro onde instalou o primeiro grampo até as bordas externas e aplique dois grampos mais, apertando o cabo em dois pontos adicionais. Os grampos devem ser presos logo após o local onde começa a curva do cabo e no ponto onde a curva termina. Isto assegura que o formato arredondado fique bem feito após a secagem.

  6. Deixe a bengala nesta posição em um ambiente seco. Isto fará com que a forma do molde fique permanente no cabo da bengala.

Dicas

  • Use um cabo de bengala que achar confortável como modelo para fazer seu molde.

Aviso

  • Sempre use luvas de proteção para trabalhar com a bengala após o aquecimento no vapor.

O que você precisa

  • Bastão reto
  • Pedaço de madeira com 10 cm x 10 cm, com pelo menos 15 cm de comprimento
  • Compasso
  • Serra tico-tico
  • Panela com altura mínima de 40 cm
  • 3 grampos de rosca
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article