×
Loading ...

Como dobrar uma chapa de latão

Atualizado em 17 abril, 2017

As chapas de latão são componentes de muitos tipos de joias, artesanatos e objetos domésticos. Caso deseje fazer um objeto tridimensional com latão, será preciso dobrar a chapa do material. Felizmente, dobrá-la é fácil, desde que o metal seja temperado, de modo que possa amaciá-lo antes de começar a dobrá-lo.

Instruções

Chapa de metal texturizada pronta para ser dobrada (rust on sheet metal image by Steve Lovegrove from Fotolia.com)
  1. Usando uma bancada de corte, tesoura para metal ou serra, corte a chapa de latão no tamanho e forma desejados.

    Loading...
  2. Tempere a chapa de latão com o maçarico para que o metal fique macio, maleável e fácil de dobrar. O latão ficará com uma cor vermelha quando atingir a temperatura apropriada.

  3. Use um gravador de metal para marcar o ponto em que deseja dobrar a chapa de latão.

  4. Use um torno revestido de cobre ou couro para proteger o latão contra riscos. Coloque a chapa no torno para que o ponto gravado fique logo acima dos prendedores do torno. Aperte-o para segurar a chapa firmemente.

  5. Use as mãos para dobrar o latão sobre o torno no ponto gravado. Use uma marreta de couro ou plástico para continuar dobrando o latão, batendo-o com a marreta se a chapa estiver muito difícil de dobrar. Esse tipo de marreta o ajudará a dobrar a chapa sem riscar o metal. Pode-se usar outros martelos (como um martelo de bola) para dobrar a chapa, mas os martelos de metal deixam marcas no latão.

Loading...

O que você precisa

  • Bancada de corte, tesoura para metal ou serra
  • Maçarico
  • Gravador de metal
  • Marreta de couro ou plástico
  • Torno revestido de cobre ou couro

Referências

Loading ...
Loading ...