×
Loading ...

Como dobrar uma chapa de metal para fazer um recipiente

Atualizado em 17 abril, 2017

Uma chapa de metal pode ser dobrada em casa utilizando itens disponíveis na sua oficina e sem a necessidade de uma máquina de dobra. Uma máquina pode tornar o processo mais eficaz, mas nem sempre é mais econômica, exceto se você for dobrar metais com frequência. O método em que se utiliza um torno de bancada e um martelo funciona melhor ao dobrar uma chapa de metal para formar caixas e recipientes pequenos, mas pode ser modificado para ser utilizado em chapas maiores.

Instruções

Para obter melhores resultados, prenda o torno em uma mesa ou bancada de trabalho (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)
  1. Utilize um esquadro ou uma régua para fazer uma linha onde as dobras deverão estar. Posicione a chapa de metal entre dois pedaços de madeira, alinhando a marcação com a borda superior da madeira. As medidas de 10 por 10 cm são a melhor escolha para uma chapa de metal grande. Pedaços menores de madeira podem ser utilizados para chapas menores.

    Loading...
  2. Aperte o torno em volta das duas peças de madeira com a chapa de metal entre elas. Uma chapa maior que 60 cm pode ser amparada por várias instalações, com mais de um torno.

  3. Deite a peça de madeira de 5 por 10 cm horizontalmente e com o lado de 5 cm contra o metal. Martele ao longo da borda externa da madeira até que a chapa de metal comece a dobrar.

  4. Vire a peça de madeira de 5 por 10 cm de modo que o lado maior fique de costas para a chapa de metal, e continue a martelar até que ela esteja dobrada em um ângulo de 90 graus.

  5. Retire o metal e repita o processo para fazer mais duas dobras de 90 graus e criar um recipiente.

Loading...

O que você precisa

  • Chapa de metal
  • 2 pedaços de madeira com 10 cm de largura, 10 cm de altura e de mesmo comprimento da chapa de metal
  • 1 pedaço de madeira com 5 cm de largura e 10 cm de altura
  • Torno de bancada
  • Martelo

Referências

Loading ...
Loading ...