×
Loading ...

Como dobrar um origami de abre-fecha

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O origami é a arte milenar de dobrar papel. Por ser tão versátil, ele pode ser utilizado para criar decorações, itens úteis e práticos e até brincadeiras para crianças. São vários tipos diferentes de brinquedos que podem ser criados com essa arte. Uma das brincadeiras mais famosas e populares derivadas dessa dobradura é o abre-fecha (também conhecido muitas vezes como vai-e-vem), que deixa as crianças fazerem seu próprio brinquedo e então usá-lo para adivinhar a sorte, ou o futuro, de outra pessoa. O processo de dobra é bem simples. As adivinhações dentro do origami dependem da criatividade da criança.

Instruções

As adivinhações dentro do origami dependem da criatividade da criança (Image Source/Stockbyte/Getty Images)
  1. Coloque o papel estendido em alguma superfície plana com uma das pontas virada para você.

    Loading...
  2. Dobre o papel ao meio, encontrando a parte de cima do papel com a parte de baixo. Desdobre o que você acabou de fazer. Desta vez dobre verticalmente, trazendo o lado direito para junto do lado esquerdo do papel. Vinque essa dobra e depois desdobre-a. Tudo isso que você fez cria dois vincos que se encontram no meio do quadrado e criam o bico do origami.

  3. Dobre a parte de baixo do papel para cima, para que sua ponta toque o centro do papel. Agora, dobre a parte de cima do papel para baixo, para que sua ponta também toque o centro do papel. Então, dobre os lados do papel para dentro, para que suas pontas encontrem as pontas das partes de cima e de baixo, que você já havia dobrado anteriormente. Isso cria um quadrado de formato menor.

  4. Vire o origami do outro lado.

  5. Dobre a nova parte de baixo do quadrado, para que sua ponta encontre o centro, do jeito que você fez antes. Dobre o resto das pontas em direção ao meio, para que também toquem o centro do quadrado.

  6. Dobre a beirada de baixo para que se encontre com a beirada de cima. Vinque e desdobre. Dobre a beirada da esquerda para que se encontre com a beirada da direita. Depois, vinque e desdobre como anteriormente.

  7. Coloque um de seus dedos no centro da dobradura, enquanto seus outros dedos levantam as quatro pontas ao mesmo tempo. Isso cria quatro bolsos na parte de baixo do origami.

  8. Coloque seus dedos polegar e indicador de cada mão dentro dos bolsos para que eles se abram. Você pode mover os dedos para abrir a dobradura vertical ou horizontalmente.

  9. Escreva quatro cores, ou quatro palavras de sua escolha, nas quatro abas de papel da superfície do origami. Quando for adivinhar a sorte de alguém, faça a pessoa escolher uma cor, e então abra o abre-fecha para cada letra da palavra. Abra horizontalmente, então verticalmente, e repita isso para cada letra.

  10. Escreva um número em cada uma das oito abas de papel da parte interna do abre-fecha. Esses números podem ser vistos quando você estiver abrindo e fechando o origami horizontal e verticalmente. Quando for brincar, faça a pessoa escolher um número (após ter escolhido a cor), e então abra e feche de acordo com o número escolhido.

  11. Faça a pessoa escolher um segundo número (dentre os que aparecerem quando a contagem do primeiro número acabar). Abra a aba em que o número escolhido está escrito. Em cada uma dessas abas escondidas, você pode escrever uma sorte que será lida ao final do jogo (após a pessoa escolher a cor, e os dois números).

Loading...

O que você precisa

  • Pedaço quadrado de papel

Referências

Loading ...
Loading ...