Mais
×

Como dobrar pedaços de papelão ondulado

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O papelão ondulado tem uma camada interior de estruturação para dar resistência e impedi-lo de dobrar. Essa resistência faz com que ele seja um bom material de construção para caixas, brinquedos caseiros e decorações para peças de teatro e festas. Com uma técnica especial, você pode facilmente dobrar esse papelão, mesmo ele sendo projetado para não o sê-lo. Ele pode ser dobrado ao longo das linhas das curvas, através delas ou na diagonal.

Instruções

Empresas geralmente têm papelões disponíveis que serão jogados fora (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Meça a distância até o ponto em que você quer colocar a dobra e marque com um lápis e uma régua. Em seguida, desenhe uma linha reta. Se você quer a dobra em um determinado lado do papelão, desenhe a linha no lado oposto ao qual ficará o vinco.

  2. Use um estilete para cortar a camada superior do papelão ao longo da linha que você desenhou e use a régua para ajudá-lo a manter a linha perfeitamente reta.

  3. Coloque o papelão sobre uma superfície plana com o lado do corte para baixo. Por fim, pressione-o de um lado do corte e dobre-o para cima do outro lado.

Dicas

  • Ao dobrar um pedaço grande de papelão, coloque-o no chão e ajoelhe-se sobre ele enquanto dobra-o. Para peças bem maiores, tenha uma pessoa para ajoelhar e outra para dobrar.
  • Ao cortar paralelamente às ondulações, o papelão ficará mais forte se você colocar o corte de modo a estar cortando apenas uma camada de papelão.

O que você precisa

  • Régua
  • Lápis
  • Estilete
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article