Mais
×

Como dobrar uma placa de alumínio

Atualizada March 23, 2017

Alumínio é um metal de peso leve que pode ser facilmente moldado e dobrado para propósitos de construção e remodelação. Para dobrar uma placa de alumínio, será preciso dar direção a ela, usando um corte superficial que a curva da dobra possa seguir. Uma vez que puder dobrar a sua placa de alumínio, você poderá criar ângulos de 90 graus de modo a moldá-la e fazer diretrizes para criar lados simétricos e cortes retos.

Instruções

    Seção 1

  1. Prenda a folha de alumínio sobre uma bancada de trabalho, ou uma outra superfície sólida, com a prensa. Garanta que a placa de alumínio esteja bem presa para impedir que escorregue quando for cortar.

  2. Coloque o escalímetro na parte da placa de alumínio em que você deseja que o vinco da dobra fique. Com o marcador, assinale os pontos onde cada uma das extremidades do escalímetro encontra o metal. Essa medida garante que você mantenha o escalímetro alinhado enquanto faz um corte superficial na placa.

  3. Segure o escalímetro sobre a placa firmemente enquanto passa a lâmina de barbear levemente ao longo de seu comprimento. Não corte toda a espessura da placa de alumínio, só o suficiente para fazer uma abrasão superficial que você poderá usar como guia para a dobra, mas que não seja tão óbvia quanto uma marca feita por um marcador preto.

  4. Retire a placa de alumínio da prensa. Segure as extremidades opostas da folha de alumínio com as mãos e comece a dobrá-las, uma em direção à outra, permitindo que a abrasão feita com a lâmina possa ceder e tornar-se o vinco da dobra. Continue a pressionar as extremidades juntas até que os lados da placa formem um ângulo de 90 graus.

Dicas

  • Use luvas para proteger as mãos das bordas afiadas da placa de alumínio.

Coisas Necessárias

  • Escalímetro
  • Lâmina de barbear
  • Marcador permanente
  • Prensa (grampo)
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article