Mais
×

Como dobrar uma placa de gesso para ajustar em uma entrada em arco

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Embora geralmente fixadas a paredes e tetos planos, a placa de gesso é versátil o suficiente para a instalação em superfícies curvas e arredondadas. Arcadas e paredes curvas adicionam uma aparência de elegância a casas novas e remodeladas. Com sua facilidade de instalação e manutenção, ela é uma boa escolha para o revestimento de curvas e arcos. Existem vários métodos para dobrar uma placa de gesso, dependendo da espessura do material e do raio da curvatura.

Instruções

Dobrar uma placa de gesso permite fixá-la a arcos e curvas em sua casa (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

    Curvatura simples

  1. Corte um pedaço de uma placa de gesso de 6 mm de espessura que seja longo o suficiente para dobrar em volta do raio do arco.

  2. Fixe a placa de gesso ao arco usando parafusos ou pregos.

  3. Corte um pedaço de uma placa de gesso de 6 mm que seja longo o suficiente para dobrar em volta do raio do arco com uma camada de gesso instalada nele.

  4. Espalhe cola para gesso na face da placa de gesso montada no arco e nas costas da placa solta.

  5. Coloque a placa solta na placa montada para criar uma camada de 1,5 cm de espessura e fixe com parafusos ou pregos. Deixe a cola curar de acordo com as instruções do fabricante.

    Curvatura com entalhes

  1. Corte um pedaço da placa de gesso que seja longo o suficiente para dobrar em volta do arco.

  2. Faça linhas retas através da placa com 7,5 cm de distância. Marque as linhas mais próximas para curvaturas mais fechadas e as mais longas para curvaturas mais abertas. Faça as marcas perpendiculares ao lado longo da placa.

  3. Corte ranhuras superficiais ao longo das linhas na parte de trás da placa de gesso. Faça cortes de aproximadamente 1/3 do tamanho da placa.

  4. Dobre a placa em volta do arco e ajuste no lugar.

    Curvatura molhada

  1. Corte uma placa de gesso que seja longa o suficiente para dobrar em volta do arco.

  2. Pulverize ambos os lados da placa de gesso com água. Dê um tempo para a água penetrar na placa.

  3. Continue pulverizando a placa e deixando a água penetrar nela a cada borrifada até que esteja flexível o suficiente para ser dobrada em volta do arco.

  4. Dobre a placa em volta do arco e fixe-a no lugar usando pedaços de madeira para evitar que os grampos de fixação a danifiquem.

  5. Deixe a placa secar no lugar. Fixe-a com parafusos ou pregos.

Dicas

  • A melhor técnica para seu arco dependerá do raio do arco. Placas de gesso de 6 mm são muito flexíveis e dobrarão em volta de arcos maiores. Arcos mais justos ou placas mais espessas podem exigir os métodos de entalhe ou de curvatura molhada.

Aviso

  • Não pregue ou parafuse a placa de gesso, pois poderá rasgar o revestimento de papel, diminuindo sua habilidade de fixar seguramente a placa.

O que você precisa

  • Placa de gesso de 6 mm
  • Parafusos para reboco
  • Parafusadeira elétrica
  • Cola para reboco
  • Trena
  • Régua de aço
  • Navalha
  • Garrafa spray
  • Grampos
  • Pedaços de madeira
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article