Mais
×

Como fazer e dobrar totens de mesa

Atualizado em 21 novembro, 2016

Totens de mesa são pequenas plaquinhas, normalmente feitas de material plástico ou papel, que possuem diversos usos. Elas são muito utilizadas em mesas de restaurantes para informar sobre pratos especiais ou até mesmo sobre eventos futuros no estabelecimento, e geralmente são utilizadas também como indicativo de reservas de mesas, colocadas sobre as mesas com os nomes dos responsáveis pela reserva. Além destes casos, elas costumam ser utilizadas em casamentos como cartões de agradecimento colocados nos assentos dos convidados. Os totens de mesa de papel podem ser criados com o uso de impressoras ou copiadoras coloridas, e podem ser enfeitadas com fitas, purpurina, flores de seda, miçangas ou pérolas.

Instruções

Totens de mesa (Martin Barraud/OJO Images/Getty Images)
  1. Decida o tamanho dos totens. Se o tamanho for de 10 cm por 10 cm, podem ser confeccionados dois totens a partir de uma folha de cartolina. Verifique se a cartolina cabe em sua impressora.

  2. No Microsoft Word ou em outro programa gráfico, configure a página em modo retrato, deixe as margens superior e inferior com 3,8 cm, e as margens de ambos os lados com 1,3 cm.

  3. Configure o documento em duas colunas. Deixe uma margem de 1,3 cm em cada coluna, o que significa que o espaço do meio da página entre as duas medirá 2,6 cm, aproximadamente.

  4. Descubra o número total de linhas do documento e divida por dois. A dobra horizontal do totem será feita nesse local. Digite o texto abaixo dessa região (sob a linha central) de cada coluna. Mude para o modo “visualizar impressão” e ajuste o texto de modo que você tenha bastante espaço em branco tanto na parte de cima quanto na parte de baixo do documento.

  5. Imprima a página, faça uma dobra a 4 cm do topo da página e outra a 4 cm da base da página e vire-as em direção ao lado inverso da impressão. Dobre a página na linha central e meça-a de um lado a outro de modo a encontrar o centro e faça um corte ao longo desta linha (de cima para baixo) de modo que você tenha dois pedaços de papel idênticos.

  6. Garanta que cada totem está dobrado exatamente na linha central horizontal. Desdobre a borda de 4 cm e aplique um pouco de cola no último centímetro dela. Dobre o margem superior em direção a região onde foi colocada a cola e pressione-as por algum tempo. Essas duas partes serão a base do totem de mesa.

Dicas

  • Imprima uma versão de testes em papel regular antes de imprimir na cartolina para assegurar-se de que as margens e os textos estão da maneira desejada.

Aviso

  • Evite utilizar colas muito líquidas, pois elas podem causar enrugamentos no papel, desestabilizando toda a peça.

O que você precisa

  • Cartolina
  • Impressora
  • Computador
  • Microsoft Word ou algum programa gráfico, como Adobe Photoshop
  • Cola em bastão ou outra cola de boa qualidade
  • Tesoura
  • Régua
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article