Doença degenerativa de disco e artropatia de faceta

Escrito por christian walker, ph.d. | Traduzido por ronaldo moretti
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Doença degenerativa de disco e artropatia de faceta
A doença degenerativa do disco geralmente ocorre juntamente com patologia das articulações da faceta (spine x-ray image by Julianna Olah from Fotolia.com)

A coluna vertebral contém 33 vértebras. Exceto para o menor quarto da coluna vertebral, todas as outras vértebras são móveis. Cada vértebra tem dois conjuntos de juntas de facetas localizados na parte posterior da coluna vertebral. Um par de facetas para cima e as outras para baixo; elas interligam cada segmento da coluna vertebral. As superfícies articulares são revestidas com cartilagem que deslizam suavemente umas contra as outras.

Outras pessoas estão lendo

Doença degenerativa do disco

A doença degenerativa do disco é uma patologia com causa desconhecida. O envelhecimento do disco resulta em um disco intervertebral enfraquecido, que normalmente agiria como um amortecedor entre as vértebras. Quando sua integridade mecânica enfraquece, o site SpineUniverse.com informa que o disco perde sua força de parede externa e desenvolve pequenos defeitos. Conforme as vértebras empurram o disco, elas podem causar hérnia em seu material mais macio interno através de um defeito. O material com hérnia pode empurrar a medula espinhal ou nervos espinhais e causar dor ou outros sintomas.

Sintomas de doença degenerativa do disco

A doença degenerativa do disco pode ter uma variedade de sintomas, dependendo do nível de envolvimento e do grau da hérnia. Em alguns casos, a dor pode ser de baixa intensidade ou ausente e em outros, pode ser debilitante. A dor pode se irradiar principalmente para os quadris e pernas e, segundo o site do Cedars-Sinai, pode aparecer ocasionalmente e persistir por dias. Torção e flexão pioram a dor. Em casos graves de hérnia de disco, pode haver fraqueza muscular em membros inferiores, bem como disfunção sensorial.

Artropatia de faceta

As facetas são como outras articulações ósseas e podem desenvolver artrite. A artropatia de faceta é essencialmente uma patologia da junta da faceta e, especificamente, a cartilagem na superfície da faceta. O site The Spinal Columns informa que a artropatia de faceta se desenvolve como resultado da degeneração, problemas de disco, fraturas no osso, traumas prévios nas costas e rompimento dos ligamentos da coluna vertebral.

Sintomas da artropatia de faceta

A maioria das pessoas que sofre de artropatia de faceta sente dor lombar. A intensidade aumenta com a extensão e movimentos de torção. Segundo o site The Spinal Columns, é raro que a artropatia de faceta sozinha seja a única causa de dor nas costas. Muitas vezes, a pessoa terá problemas nas costas que podem contribuir com sintomas. Os problemas mais comuns associados são doença degenerativa de disco, osteófitos, estenose espinhal e artrite em outra parte da coluna vertebral.

Disco degenerado mais artropatia

Um disco degenerado e com hérnia frequentemente irá causar dor nas nádegas, costas e pernas. Com a artropatia de faceta, a dor é localizada na região afetada das costas. Ao longo do tempo, a artropatia de faceta pode contribuir para a formação de osteófitos. Os osteófitos podem exercer pressão sobre as raízes dos nervos similares àquela causada por um disco degenerado. Isso pode produzir sintomas de dores, dormência e fraqueza muscular, semelhante à da estenose espinhal.

Artroplastia de faceta

A artroplastia de faceta é um procedimento realizado normalmente após a cirurgia na parte posterior das vértebras. Segundo o site da BlueCross BlueShield, ele envolve a implantação de uma prótese na coluna vertebral, a fim de restaurar a força e a função da parte posterior da coluna vertebral após a cirurgia de descompressão. A artroplastia total de faceta é um procedimento relativamente novo e é considerada uma alternativa para a fusão espinhal em pacientes com artropatia de faceta. A fusão espinhal resulta em vértebras imóveis enquanto a artroplastia de faceta mantém os movimentos naturais dos ossos vertebrais.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível