Doença fibrocística

Escrito por caryn kelly | Traduzido por fabiana silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

A doença fibrocística é um termo usado para identificar alterações benignas que ocorrem nos seios de uma mulher. Essa condição comum afeta aproximadamente 60% das mulheres. Os médicos usam com mais frequência o termo "alterações fibrocísticas da mama", em vez de "doença fibrocística". Embora a causa ou as condições relativas a essa alteração sejam incertas, o diagnóstico e o tratamento são importantes para monitorar o desenvolvimento de doenças potencialmente mais graves nos seios.

Outras pessoas estão lendo

Identificação

A doença fibrocística faz com que os seios de uma mulher pareçam fibrosos, com nódulos ou pontos irregulares. As principais candidatas para a doença fibrocística têm entre 30 e 50 anos de idade. As condições relativas a essa alteração também são chamadas de displasia mamária, doença benigna da mama e mastopatia cística difusa. Raramente a doença fibrocística afeta as mulheres durante a menopausa, e é menos provável se desenvolver naquelas que tomam pílulas anticoncepcionais.

Causas

A doença fibrocística pode ser causada por alterações hormonais reprodutivas nos níveis de estrogênio, que ocorrem nos ovários quando eles param de funcionar no período da menopausa. Embora as causas diretas sejam desconhecidas, essa doença geralmente se desenvolve como resultado de cistos (sacos cheios de fluido), fibrose (tecido fibroso que cicatrizou), hiperplasia (crescimento celular excessivo que ocorre nos dutos ou tecidos mamários) e adenose (lóbulos mamários aumentados).

Sintomas

Os sintomas da doença fibrocística tipicamente se desencadeiam antes do período menstrual e são aliviados quando o fluxo cessa. A intensidade desses sintomas varia de muito leve a severa dependendo da condição. Por exemplo, o tecido mamário superior pode assumir a aparência irregular e causar desconforto e um seio pode ficar diferente do outro. Os sintomas comuns incluem desconforto, volume, peso, inchaço, dor e sensibilidade em uma ou ambas as mamas. Em algumas mulheres também pode ocorrer secreção sem a presença de sangue em um ou em ambos os mamilos.

Diagnóstico

O diagnóstico é feito depois de um exame manual da mama, em que o médico busca por massas que, ao toque, tenham a textura emborrachada e que se movem ao redor do seio e que, às vezes, mudam de forma. O ultrassom da mama é solicitado para identificar a presença de cistos e, às vezes, a aspiração é realizada para diagnosticar cistos maiores. As biópsias podem ser necessárias para descartar outros problemas mais sérios. Os exames de mamografia são raramente usados para diagnosticar a doença fibrocística, porque o tecido mamário denso pode atrapalhar o diagnóstico preciso.

Tratamento

Quando os cistos são muito grandes, a aspiração do conteúdo mamário é realizada. Isto é realizado pelo médico e consiste na inserção de uma agulha fina para drenar o líquido e aliviar o desconforto. Em casos raros, a cirurgia pode ser necessária para remover um cisto que continua crescendo. Algumas mulheres são orientadas a tomar anticoncepcionais para diminuir os níveis de estrogênio ou de outros hormônios. Medicações, como o paracetamol ou o ibuprofeno, são usadas quando a mulher sente uma dor de intensidade regular. Para dores mais severas, os médicos prescrevem Danazol, um hormônio sexual masculino, ou tamoxifeno para o tratamento.

Riscos

As mulheres que têm a doença fibrocística podem ter membros na família com uma condição semelhante. Adotar uma dieta rica em gorduras e consumir muita cafeína também podem ser um fator de risco. Uma mulher com doença fibrocística não corre necessariamente o risco de desenvolver câncer de mama, a menos que ela tenha hiperplasia atípica (células anormais nos lóbulos da mama e dutos).

Alterações no estilo de vida

As mulheres são encorajadas a adotar uma dieta de baixo teor de gordura, limitar o consumo de cafeína, examinar mensalmente suas mamas em casa e usar um sutiã que se encaixe bem para fornecer o melhor suporte.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível