O que é doença pansinusal?

Escrito por michaele curtis | Traduzido por angela spada
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é doença pansinusal?
A doença pansinusal, mais conhecida como pansinusite, é a infecção dos quatro seios paranasais (http://farm1.static.flickr.com/8/10936570_61ee270cea.jpg)

A doença pansinusal, mais conhecida como pansinusite, é a infecção dos quatro seios paranasais. Muitas pessoas a desenvolvem e algumas até sofrem de doença pansinusal crônica. Embora não seja comum, a condição pode ser muito séria e dolorosa. Para entender sua gravidade, é preciso primeiro conhecer melhor a área afetada por ela: os seios.

Outras pessoas estão lendo

Estrutura e função dos seios

Seus seios paranasais (também chamados apenas de seios) são espaços ou orifícios cheios de ar em seu crânio e área nasal. Existem quatro tipos de seios: maxilares, frontais, etmoidais e esfenoidais. Há um debate sobre qual é a finalidade real dos seios, mas acredita-se geralmente que eles aumentem a ressonância de sua voz e forneçam um amortecedor contra golpes na cabeça e face. Além disso, isolam algumas estruturas cranianas sensíveis de flutuações de temperatura, como os olhos e as raízes dos dentes. Os seios paranasais também são revestidos por membrana secretora de muco antibacteriano que protege a cavidade nasal contra alérgenos e outros irritantes que sejam inalados.

Causas

A doença pansinusal é simplesmente sinusite ou uma infecção em todos os seios ou cavidades ao mesmo tempo. A sinusite ocorre quando as membranas mucosas das cavidades parassinusais se tornam infectadas. Pode ser causada por infecção bacteriana ou fúngica. Os abscessos dentais, quando a bactéria entra pela boca até a cavidade nasal, podem causar uma sinusite. Os alérgenos ou irritantes inalados também podem causar sinusite. Os bloqueios nasais também podem provocar disfunção das membranas mucosas em suas cavidades parassinusais.

Sintomas

Alguns sinais comuns que se pode ter na doença pansinusal são: bloqueio ou secreção nasal. Além disso, você pode ter gotejamento pós-nasal ou excessiva produção de muco pelos seios. Dores de dente ou pressão dolorosa constante nas cavidades sinusais também são sintomas. Alguns pacientes apresentam até mesmo respiração fétida, dor de garganta ou tosse seca, quando têm a doença. Muitos desses sintomas podem ser atribuídos a outras condições, como problemas dentais, resfriados ou gripe. Uma boa regra geral é que, se o muco estiver envolvido, não se trata de dentes. Se você tiver algo parecido com um resfriado ou gripe que dura mais de três dias, provavelmente tem algum tipo de sinusite.

Se o seu médico suspeitar de doença pansinusal, ele poderá realizar varredura por tomografia computadorizada (também chamada de imagens de TC) ou radiografias para ter melhor visão de sua área sinusal. Ele pode ir até mais longe e pedir a análise de seu muco para determinar se a infecção é causada por um microrganismo ou vários.

Tratamento

Depois de ser diagnosticado com doença pansinusal, seu médico poderá lhe prescrever antibióticos orais ou corticosteroides para combater a infecção. Você começará a se sentir melhor depois de tomar por alguns dias a medicação, mas é muito importante observar completamente o curso de medicação receitada para evitar recorrência imediata.

À medida que a secreção nasal se acumula em suas cavidades sinusais, a situação se torna mais perigosa. Devido à proximidade das cavidades sinusais com o cérebro, é possível que a secreção nasal escape para o seu interior. Em casos sérios, uma cirurgia endoscópica sinusal de emergência é realizada para remover um pouco do acúmulo. Esse procedimento pode remover restos ou pólipos que às vezes se formam na área sinusal. Em seguida, você verificará acentuada melhora em sua respiração e na drenagem dos seios.

Prevenção

Indivíduos que sofrem de doença pansinusal crônica podem ter os sintomas várias vezes ao ano. Para evitar essa doença, mantenha-se hidratado. Se suas membranas mucosas sinusais estiverem bem hidratadas, é menos provável que elas sejam infectadas. Se você tiver propensão à afecção, ou a qualquer tipo de sinusite, deverá estar vigilante aos sintomas familiares de uma iminente infecção sinusal. Se você achar que está para ocorrer uma crise, aplique compressas quentes nas cavidades sinusais três vezes ao dia, por até cinco minutos em cada vez. Isto romperá quaisquer bloqueios de muco, promovendo uma circulação saudável.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível