Saúde

Doença periodontal causada pelo fungo Candida

Escrito por contributing writer | Traduzido por angela spada
Doença periodontal causada pelo fungo Candida

Candidíase é uma doença periodontal causada por fungos

Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

A candidíase é uma doença periodontal causada por fungos. Existem certos fatores que provocam o desenvolvimento da doença. A candidíase divide-se em quatro grupos, e pode incluir sintomas específicos ou não ter sintomas. Existe tratamento disponível, mas é limitado para certos pacientes com qualidades que o dificultam.

Outras pessoas estão lendo

Fatos

Segundo o site americano Nidcr.nih.gov, a candidíase é uma lesão vermelha ou branca causada pelo fungo Candida, principalmente a espécie Candida albicans, que é o patógeno fúngico mais frequente. É normal que os fungos estejam presentes em baixo número. De fato, estima-se que 65% das crianças e adultos tenham Candida albicans sem quaisquer problemas. Todavia, quando ocorre um supercrescimento desse fungo, isto acaba induzindo à doença.

Causas

O site Nidcr.nih.gov lista várias etiologias da candidíase. Estas incluem o uso de antibióticos e corticosteroides, deficiências imunológicas e endócrinas, quimioterapia, radioterapia, certas medicações, irritação da mucosa, doenças do sangue e tabagismo. Tudo isso pode aumentar o risco de desenvolver candidíase.

Tipos

Segundo o site americano Healthandage.org existem quatro tipos diferentes de candidíase orofaríngea. Um deles é a candidíase pseudomembranosa. Esse tipo apresenta placas esbranquiçadas na mucosa da garganta, língua ou gengivas. O segundo tipo é a candidíase eritematosa, que provoca manchas vermelhas no palato, língua ou mucosa bucal, as membranas mucosas localizadas na parte interna da boca. O terceiro tipo é a candidíase hiperplásica, que deixa manchas ou placas brancas na mucosa bucal. O último tipo é a estomatite relacionada à dentadura. Esse tipo relaciona-se à queilite angular, que é uma inflamação crônica dos cantos da boca.

Sintomas

Os sintomas de candidíase, listados pelo site Nidcr.nih.gov, incluem queimação e sensibilidade. A sensibilidade aos alimentos muito ácidos ou condimentados é outro sintoma da doença. Finalmente, um gosto ruim na boca também pode estar presente nos indivíduos infectados. Embora todos estes sejam sintomas de candidíase, sabe-se também que a doença pode ser assintomática.

Tratamento

Tipicamente, as infecções por Candida podem ser controladas com medicamentos antifúngicos, segundo o site Nidcr.nih.gov. O tratamento em pacientes com problemas de sistema imune, como AIDS, é um pouco mais difícil. Os micro-organismos podem se tornar facilmente resistentes ao tratamento, resultando na necessidade de tratamentos mais agressivos.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media