O que é a doença do pombo: causas, sintomas e tratamentos

Escrito por josie ribeiro
O que é a doença do pombo: causas, sintomas e tratamentos

O pombo-doméstico pode transmitir doenças para o ser humano, como a criptococose

Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

Presença comum em centros urbanos e em famosos pontos turísticos como a Torre Eiffel, em Paris, e a Praça São Marcos, em Veneza, o pombo-doméstico é considerado uma praga em algumas cidades por danificar monumentos, competir com espécies nativas de pássaros e transmitir doenças ao ser humano, como a criptococose, ou doença do pombo. Presente em todo o mundo, essa zoonose, se associada a outros males como o HIV, tende a se espalhar pela corrente sanguínea causando danos cerebrais que podem levar o paciente à morte.

Outras pessoas estão lendo

Causas

Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

Conhecida também por doença de Busse-Buschke, torulose e blastomicose Européia, a criptococose é transmitida pelo fungo Cryptococcus neoformans, presente em frutas, árvores, cereais e fezes de aves como o pombo-doméstico, principal transmissor da doença. A transmissão se dá principalmente quando o fungo se espalha pelo ar e é aspirado pelo ser humano. A doença pode atingir pessoas saudáveis, mas é mais comum em pacientes com o sistema imunológico enfraquecido por males como o HIV e câncer. Apesar de também se apresentar em infecções cutâneas como úlceras na pele, a forma principal é a sistêmica, atingindo o sistema respiratório, provocando pneumonia e o sistema nervoso central, causando danos cerebrais que podem levar à morte.

Sintomas

Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

Os sintomas manifestados dependem do órgão afetado, que pode se dividir em quatro principais grupos: respiratório, ocular, neurológico e cutâneo. Fique em alerta se apresentar alguns dos seguintes sintomas combinados: dor no peito, rigidez na nuca, suores noturnos, confusão mental, alterações de visão, comprometimento ocular, pulmonar, ósseo e da próstata, corrimento nasal, dispneia, espirros, dor de cabeça, náuseas, vômitos, sensibilidade à luz, febre, fraqueza, lesões na pele (nódulos, edemas, celulite, erupções e feridas), perda de coordenação motora e perda da fala. Muitas das manifestações listadas são comuns e em geral não causam grande mal, mas procure um médico sempre que houver uma alteração em sua saúde ou se você já possuir alguma doença preexistente.

Diagnóstico e Tratamento

Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

Para diagnosticar a doença, podem ser feitos vários exames laboratoriais, mas o principal é o teste de elementos fúngicos no liquor, líquido que envolve o cérebro. O tratamento da criptococose é feito através de remédios antifúngicos que impedem a progressão da enfermidade e dura de quatro a seis semanas. Caso o paciente seja portador do vírus HIV, o acompanhamento levará mais tempo. Mesmo sendo uma patologia totalmente curável, a demora na identificação e na intervenção médica podem agravar a situação, como no caso do locutor de rodeios Asa Branca, que começou a perder a coordenação motora por culpa da diagnose tardia.

Prevenção

Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

A principal forma de prevenção é evitar o contato com os pombos. Locais que tenham a presença dessas aves devem ser limpos com água e cloro, lembrando-se sempre de utilizar máscaras e luvas ao fazer a assepsia para evitar o contágio. Ainda não existem formas eficazes preventivas por parte dos governos, mas seria necessária uma intervenção para controlar a população do agente transmissor e também uma conscientização da sociedade para não alimentar e não oferecer abrigo aos pombos.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media