Mais
×

Doença renal felina e urina com cheiro adocicado

Atualizado em 23 março, 2017

As doenças renais são muito comuns em gatos, especialmente à medida que envelhecem. Em alguns casos, um dos primeiros sinais é o cheiro forte e adocicado em sua urina.

À medida que envelhecem, as doenças renais são bastante comuns em gatos. Observe a urina e note se existem sinais que indiquem a doença (Duncan Smith/Photodisc/Getty Images)

Micção frequente

Além do cheiro adocicado, se você notar que seu gato urina frequentemente ou fora da caixa de areia, isso pode significar um problema renal.

Diabete

Gatos diabéticos, geralmente, produzem um cheiro adocicado em sua urina, causado pelo excesso de glicose que passa em seu sistema.

Acetonemia

Acetonemia é um problema no qual há uma grande quantidade de corpos cetônicos no sangue e, algumas vezes, pode ser detectado pelo forte cheiro adocicado na urina. Pode ser causado pela falha dos rins em fazer seu trabalho corretamente.

Aumento da sede

Se você descobrir que seu gato está bebendo mais água do que de costume, isso indica problemas nos rins, incluindo a diabete. Contudo, cheiro forte na urina pode não existir.

Atenção médica

Se existe suspeita de doenças renais, você deve marcar um exame completo com seu veterinário o quanto antes, independente de haver ou não o cheiro adocicado na urina.

Perspectivas a longo prazo

Se o seu gato tem problemas de rins ou até mesmo diabetes, as perspectivas de viver uma vida longa são boas. Muitos problemas renais podem ser controlados, e em alguns casos eliminados, com a dieta e medicação adequada, incluindo a insulina.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article