Doenças que atacam o sistema imunológico

Escrito por sarah dewitt ince | Traduzido por monica ferreira rocha lopes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Doenças que atacam o sistema imunológico
O sistema imunológico é a nossa rede de segurança contra germes e vírus (flickr-stock photo)

O sistema imunológico é a nossa rede de segurança contra germes e vírus. Esse complexo sistema de defesa é projetado para nos manter vivos. Se não o tivéssemos, morreríamos rapidamente devido ao excesso de bactérias e vírus que assumiriam nosso corpo. A maioria do sistema imunológico fica localizado no interior do aparelho digestivo. As pessoas que sofrem de má digestão ou outros distúrbios digestivos são muitas vezes os mais atingidos quando se deparam com um organismo desconhecido. A função imunológica vem de uma combinação de tecidos, órgãos, proteínas e células vitais.

Outras pessoas estão lendo

Doenças autoimunes

Há uma variedade de doenças autoimunes que enfraquecem nosso organismo. Uma doença autoimune é o resultado do corpo atacando a si mesmo. Algumas células dentro do corpo se tornam hiperativas e não funcionam como deveriam. As doenças mais comuns são a artrite reumatoide, esclerose múltipla e doença de Crohn. Os médicos não têm certeza sobre o que as causa, mas acredita-se que fatores ambientais e hereditários desempenham um papel importante.

Diabetes

O diabetes é uma doença metabólica que afeta a forma como o corpo usa o alimento para ter energia devido 'à sua resistência à insulina. O diabetes afeta o metabolismo, assim como o sistema imunológico. A doença faz com que o organismo destrua as células produtoras de insulina no pâncreas. A resposta imunológica também é muito menor em pessoas que têm diabetes, por isso, eles são mais suscetíveis a contrair infecções, que podem resultar na perda de um membro.

AIDS

A AIDS é uma das doenças mais comuns que afetam o sistema imunológico. Ela faz com que as defesas do corpo fiquem fracas com o tempo. Antes que a AIDS se desenvolva, a pessoa primeiro tem HIV, que é o início da doença progressivamente devastadora. As pessoas podem até mesmo morrer de vírus infecciosos e não da doença em si, devido a sua função imunológica ficar mais fraca. O HIV é transmitido através do sexo sem proteção ou ao entrar em contato com sangue infectado.

Hepatite C

A hepatite C é um vírus que ataca as células do fígado. O vírus multiplica-se rapidamente, gerando inflamação e danos. A hepatite C afeta o organismo, causando graves danos e levando à formação de cicatrizes. O vírus faz com que o sistema imunológico pare de funcionar, tornando o paciente mais suscetível a outras doenças infecciosas.

Doença renal

Os rins filtram do sangue as impurezas, toxinas e excesso de vitaminas. Quando eles não estão funcionando corretamente devido à doença renal, mais toxinas circulam no sangue. O excesso de toxinas afetam o sistema imunológico, tornando a pessoa mais cansada e lenta. Uma pessoa com doença renal irá ficar doente com mais frequência, porque o sistema imunológico está enfraquecido.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível