Mais
×

Doenças que os cães podem transmitir aos humanos

Atualizado em 17 abril, 2017

Cachorros são os animais domesticados mais populares no Brasil. Sua capacidade de ligação, delicadeza e lealdade os fazem ideais para jovens e idosos. No entanto, cachorros, como qualquer animal, carregam algumas doenças e infecções que podem potencialmente infectar os donos e outras pessoas próximas ao animal. Essas infecções podem causar doenças e mesmo consequências fatais se uma ajuda médica não for providenciada.

Cuidado com as doenças que seu cão pode transmitir (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

Raiva

Raiva é uma doença viral perigosa que causa severa inflamação no sistema nervoso central, particularmente no cérebro. O principal método de transmissão da raiva é através da saliva do cachorro infectado. Se um cachorro tem raiva e morde uma pessoa, a lesão aberta e a saliva presente como resultado da mordida permitirão ao vírus entrar no corpo. Pessoas infectadas com o vírus da raiva apenas sobrevivem até três dias se o vírus não for tratado. O paciente primeiro terá uma dor de cabeça e perda de apetite, e o humor mudará da excitação para depressão muito rápido.

Vermes caninos

Vermes caninos são um tipo de parasita que se espalham pelo contato com outros cachorros. Humanos podem contrair o parasita por mosquitos ou se entram em contato com o sangue do cachorro infectado. Por exemplo, se um mosquito se alimenta de um animal infectado e depois se alimenta de um humano, ele pode potencialmente carregar o verme quando se alimentar da pessoa - e o verme entrará no corpo humano. Uma vez dentro do corpo, o verme viajará até o sistema respiratório e habitará nos pulmões da pessoa. Após a habitação, a pessoa sentirá uma tosse leve e poderá ter problemas respiratórios.

Criptosporidíase

Criptosporidíase é outra infecção por parasita que é transmitida oralmente ou por massa fecal. Causa forte diarreia e desidratação. Entrar em contato com as fezes do cão pode causar a infecção. Geralmente os sintomas e a infecção somem dentro de três meses; no entanto, pessoas com sistema imunológico comprometidos necessitam de atenção médica.

Campilobacteriose

É uma doença causada pela bactéria Campylobacter jejuni. Cachorros carregam essa bactéria em seu intestino. Os sintomas da infecção incluem cólicas e dores abdominais, febre e diarreia. Cachorros pegam essa infecção convivendo ou se alimentando de galinhas que tenham essa bactéria. Uma vez que o cão esteja infectado, os sintomas aparecerão uma ou duas semanas mais tarde. Humanos podem ser infectados manuseando as fezes do cachorro. O problema dessa doença é que na maior parte do tempo, as pessoas não mostram quaisquer sintomas. Como resultado disso, tem menos probabilidade de procurar ajuda médica, o que acaba piorando a condição.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article