Doenças caninas imunomediadas

Escrito por jennifer gittins | Traduzido por amanda nunes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Doenças caninas imunomediadas
É desconhecido o porquê desses tipos de condições ocorrerem em cachorros. Alguns veterinários acreditam que a causa pode ser genética, enquanto outros dizem que pode ser ambiental (Janie Airey/Lifesize/Getty Images)

Imunomediado é um termo usado para descrever uma situação na qual o sistema imune ataca o corpo, causando uma doença, infecção ou enfermidades. Essas doenças podem também ser referidas como doenças auto-imunes. É desconhecido o porquê desses tipos de condições ocorrerem em cachorros. Alguns veterinários acreditam que a causa pode ser genética, enquanto outros dizem que pode ser ambiental.

Outras pessoas estão lendo

Doença de Addison

Também conhecido como hiperadrenocorticismo, a doença de Addison ocorre quando a glândula adrenal para de produzir uma quantidade adequada de certos hormônios. Esses vários hormônios controlam o metabolismo do corpo, e também ajudam a balancear eletrólitos, açúcar, gorduras, proteínas e potássio. Os sintomas da doença de Addison incluem anorexia, vômito e fraqueza, como também letargia e uma falta geral de interesse. Felizmente, a doença de Addison pode ser facilmente tratada através da reposição dos hormônios normalmente produzidos pela glândula adrenal.

Erliquiose

A erliquiose ocorre quando um cachorro entra em contato com um organismo conhecido como erliquia. A erliquia causa problemas sanguíneos no cachorro, fazendo com que o sistema imune ataque seu próprio sangue. Com isso, o sangue perde muitos dos fatores de coagulação necessários, o que pode ser fatal. Os sintomas da erliquiose incluem febre, perda de apetite, anemia, depressão, letargia, como também diminuição da respiração, dor nas juntas e rigidez muscular. O tratamento da erliquiose envolve antibióticos, que são administrados em até 4 semanas. Se um dano sério foi causado pelo sistema imune, uma medicação adicional será administrada para controlar os problemas.

Fístulas perianais

Também conhecido como furúnculo anal, fístulas perianais são pequenas lesões que ocorrem ao redor do ânus do cachorro. Essas lesões são extremamente dolorosas e podem reter fluidos se progredirem. As fístulas perianais ocorrem em cachorros que são predispostos a desenvolver outras doenças auto-imunes; contudo, a causa verdadeira ainda é desconhecida. Sintomas adicionais de fístulas perianais incluem um corrimento sujo, lesões que podem começar no ânus e se espalhar pelo corpo, falta de movimentos intestinais ou sangue nos movimentos intestinais. Os cachorros também exibem uma mudança no comportamento, e em casos severos, a dor pode evitar a movimentação do quadril do cachorro. O tratamento envolve o corte da área afetada e limpeza com um antisséptico. Em casos graves, o cachorro pode precisar de uma medicação que contém ciclosporina e cetoconazol, que precisa ser ingerida durante até nove semanas.

Poliartrite

A causa da poliartrite auto-imune é desconhecida, mas a doença ocorre quando o sistema imune começa a atacar as juntas do cachorro. Inflamações ocorrem e você pode notar que seu cachorro tem um andar alterado. Ele pode estar relutante ao se mover, como também apresentar manqueira nos membros afetados. Também pode haver uma febre presente. Para a maioria dos cachorros, o tratamente envolve drogas imunossupressoras, que reduzem a eficiência do sistema imune.

Artrite reumatoide

Comum em pequenas raças de cachorros, a artrite reumatoide geralmente ocorre entre as idades de 5 e 6 anos. Quando ela se manifesta, o sistema imune não funciona apropriadamente e começa a atacar algumas de suas próprias proteínas. A inflamação ocorre e pode afetar muitas juntas no cachorro. Os sintomas incluem inchaço, dor, manqueira dos membros afetados, e em casos graves, pode ocorrer perda muscular. O tratamento pode variar de veterinário a veterinário, mas alguns métodos comuns incluem medicamentos anti-inflamatórios, esteroides, drogas imunossupressoras e medicação para a dor.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível