Doenças causadas por fungos

Escrito por erik steel | Traduzido por bruna latronico
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Doenças causadas por fungos
Enquanto alguns fungos podem ser parte da nossa dieta, outros podem causar doenças (fungi image by Eldin Muratovic from Fotolia.com)

Muitas doenças diferentes que acometem o homem são causadas por fungos. Às vezes essas doenças ocorrem quando o sistema imune da pessoa está debilitado (infecções oportunistas), mas também podem acometer indivíduos saudáveis com a imunidade normal. A infecção fúngica pode causar poucos ou nenhum sintomas, mas algumas doenças fúngicas podem resultar em sérios efeitos deletérios, inclusive a morte.

Outras pessoas estão lendo

Doenças fúngicas comuns

Três das doenças fúngicas mais comuns são as tineas (ou tinhas), doenças por levedura (candidíase) e fungos nas unhas. De acordo com o Medline Plus, as tineas são um grupo de fungos contagiosos que infeccionam o corpo e couro cabeludo, região da virilha (tinea cruris) e pés ("pé-de-atleta" ou "frieira"). Já a candidíase, causada pelo fungo Candida albicans, pode afetar a vagina e outros lugares do corpo como a boca, esôfago, pele e até mesmo o sangue. Essas infecções por leveduras também podem afetar as unhas das mãos, enquanto fungos dermatófitos afetam preferencialmente os pés.

Fungos do solo

Existem três doenças fúngicas que são causadas por fungos existentes no solo quando inalados pelo organismo. São elas a coccidioidomicose, a blastomicose a histoplasmose.

A Mayo Clinic reporta que a coccidioidomicose pode causar febre, dor torácica e tosse. Mulheres grávidas, imunocomprometidos (aqueles com sistema imune enfraquecido) e povos da Ásia, hispânicos e de origem africana são grupos de risco para morte pela infecção.

Pessoas com sintomas decorrentes da blastomicose podem apresentar febre com calafrios, tosse, dor muscular, nas articulações e no peito. O Centro de Controle de Doenças (CDC) notificou que alguns casos levam à infecção pulmonar ou infecção generalizada, acometendo pele, ossos, trato genitourinário, e em até mesmo causar meningites (inflamação das membranas que protegem o cérebro).

A histoplasmose por vezes causa sintomas parecidos com resfriados, mas, de acordo o National Eye Institute dos Estados Unidos, em alguns casos avançados pode levar até à perda de visão.

Fungos oportunistas

Algumas infecções por fungo afetam primariamente pessoas que já tem outra doença ou cujo sistema imune esteja enfraquecido. A aspergilose, por exemplo, primariamente afeta pessoas que tenham asma ou fibrose cística, e causa sintomas como tosse, espirro e febres nesses grupos.

A infecção da criptococose comumente afeta pacientes HIV-positivos e pode causar sintomas parecidos com pneumonia (falta de ar, tosse e febre), lesões na pele ou inflamação do cérebro e suas membranas.

A pneumonia por Pneumocystis, a pneumocistose, é uma doença que frequentemente acomete portadores de HIV.

Mucormicose

As infecções pelos fungos do gênero Mucor são causadas por aspiração de alguns mofos e podem causar condições sérias, como a mucormicose rinocerebral. Os sintomas incluem dor, febre e infecção da órbita do olho e protrusão ocular, saída de pus pelo nariz e possível destruição dos tecidos conjuntivos do palato, dos ossos ao redor dos olhos e seios da face, e até o septo nasal.

Quando esses fungos afetam o cérebro, o Manual Marck reporta que convulsões, paralisias e coma podem ocorrer. A mucormicose pulmonar pode causar febre, tosse e problemas na respiração. Às vezes o fungo invade a corrente sanguínea e pode causar destruição de tecidos e sangramentos.

Esporotricose

A esporotricose é uma infecção que resulta do manejo de plantas com espinhos, musgos ou feno, e de acordo com o CDC, seu quadro clínico causa pequenas lesões elevadas vermelhas, rosas ou roxas na pele, geralmente indolores e que se parecem com picadas de insetos. Algumas outras lesões podem se desenvolver e se tornarem bolhosas ou ulceradas, com cicatrização bastante lenta.

O CDC também reporta que a esporotricose também pode causar pneumonias, e afetar ossos, articulações e o sistema nervoso central.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível