Saúde

Doenças crônico-degenerativas

Escrito por aram khayatpour | Traduzido por tiago tostes
Doenças crônico-degenerativas

Doenças crônicas degenerativas estão tornando-se mais prevalentes em nossa sociedade

Health image by Greg Carpenter from Fotolia.com

Doenças crônicas degenerativas estão tornando-se mais prevalentes em nossa sociedade. Conforme a idade média da população cresce e a expectativa de vida aumenta, essas doenças, que são mais comuns nos idosos, vão ficando mais comuns. A ciência médica, em sua busca para encontrar a cura para essas patologias, está descobrindo mais sobre suas causas e seus efeitos.

Outras pessoas estão lendo

Os fatos

Doenças crônico-degenerativas são aquelas que perduram por toda a vida, causando a deterioração dos tecidos e órgãos do corpo ao longo do tempo. Os órgãos têm dificuldades em realizar as tarefas que normalmente faziam, levando-os a funcionar mal, ou, em alguns tipos de doenças crônico-degenerativas, a parar de funcionar totalmente. Ao contrário de doenças infecciosas, em que uma infecção externa entra e ataca o corpo, doenças crônico-degenerativas resultam no definhamento dos proprios órgãos do corpo.

Tipos

O termo "doença degenerativa crônica" é amplo, cobrindo uma grande variedade de doenças diferentes. Algumas das mais conhecidas são o mal de Alzheimer, que provoca uma perda de neurônios no cérebro, resultando em perda de memória; a osteoporose, que reduz a densidade óssea, tornando os ossos facilmente quebráveis; e a esclerose lateral amiotrófica, também conhecida como doença de Lou Gehrig, que afeta as células do sistema nervoso central e pode conduzir à perda de todo o movimento muscular voluntário.

Características

A grande variedade de doenças crônico-degenerativas torna difícil encontrar características semelhantes entre elas. No entanto, existem algumas que a maioria das doenças crônico-degenerativas compartilham. Em nível celular, doenças crônicas degenerativas envolvem a destruição de tipos específicos de células, dependendo do tipo da doença. Elas também são incuráveis, embora avanços recentes têm fornecido um número de opções de tratamento para algumas delas.

Efeitos

Doenças crônico-degenerativas têm um forte impacto sobre a vida das pessoas que elas afetam. A qualidade de vida é muito reduzida em todos os tipos de doença degenerativa crônica. No entanto, algumas podem ser muito mais devastadoras que outras. Certas doenças que atacam o corpo podem causar fraturas, enrijecimento de articulações, falência de órgãos e paralisia. Outras, que atacam a mente, podem causar perda de memória tão grave que deixa a pessoa afetada incapaz de cuidar de si mesma.

Prevenção e solução

A maioria das doenças crônicas não têm causas conhecidas e não têm cura. Existem, contudo, algumas hipóteses que indicam o que pode causar muitas dessas doenças. A maioria tem algum elemento hereditário ou genético, enquanto outras, tais como doença de Lou Gehrig, podem ser causadas pela exposição a metais pesados. Embora a maioria dessas patologias não possam ser curadas, há algumas opções de medicamentos para ajudar a reduzir os seus efeitos.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media