Doenças da gardênia e danos por insetos

Escrito por jasey kelly | Traduzido por felipe grabarz
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Doenças da gardênia e danos por insetos
A gardênia perfumada pode se tornar um arbusto perene em algumas regiões e anual em outras (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Alguns jardineiros usam gardênias em sua paisagem e admiram as suas folhas brilhantes, escuras e perfumadas, apesar de elas serem plantas que necessitem bastante manutenção, com exigências culturais específicas. Gardênias estão sujeitas a uma variedade de pragas e doenças, embora muitas sejam evitáveis ​​por meio de práticas culturais corretas por jardineiros experientes e dedicados.

Outras pessoas estão lendo

Fungos

Como muitas plantas, gardênias estão propensas a vários tipos de fungos que podem causar vários sintomas. Cancro, Phomopsis Gardeniae, está entre a mais comum das doenças da gardênia. Cancro provoca cascas e muitas rachaduras longas na área afetada. Gardênias com esta doença tornam-se atrofiadas e morrem lentamente. Esta doença pode ser propagada facilmente para outras gardênias. Rhizoctonia é outra doença fúngica que provoca manchas marrons nas folhas mais velhas que se espalham na parte de cima. Regar em excesso e má circulação de ar podem ser algumas causas desta doença. Fumagina, Capnodium spp., são fungos transmitidos pela mosca branca. Oídio, Erysiphe polygoni, Cercospora spp. e Phyllosticta spp., são outras duas doenças fúngicas de gardênia. O oídio é uma substância branca e em pó que aparece nas folhas. Controle o uso excessivo de água e permita a circulação de ar. A mancha nas folhas é caracterizada por pontos marrons e queda de folhas prematuramente. Os fungicidas podem ajudar a prevenir e controlar a maioria destas doenças.

Doenças da gardênia e danos por insetos
Fungos podem causar doenças (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Bactérias

A mancha bacteriana da folha é semelhante a manchas fúngicas. As espécies de bactérias que causam esta doença incluem Gardeniae Pseudomonas, Xanthomonas campestris cv. e Maculifolium-Gardeniae. Folhas jovens desenvolvem manchas pequenas, ovais ou arredondadas. As manchas ficam maiores e os centros iniciam com uma tonalidade amarelo pálido seguido de uma cor marrom-avermelhada. Quando esses pontos crescem, a cor castanha-avermelhada é rodeada por um halo amarelo como um anel. As lesões podem aparecer de forma úmida e espessa. Evitar molhar constantemente pode prevenir esta doença. A mancha bacteriana da folha se espalha pelo contato e corte de plantas infectadas. Sempre use solo e potes esterilizados.

Doenças da gardênia e danos por insetos
Cuidado com as manchas de bactérias (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Insetos, nematoides e ácaros

As gardênias não estão isentas de pragas de insetos, incluindo pulgões, mosca-branca e também ácaros de aranha. As cochonilhas são nomeadas por sua aparência quando grudadas e alimentando-se de plantas. Após a eclosão, estas pequenas pestes se anexam a folhas e hastes da planta, dando uma aparência "escamosa". Infestações pesadas não são facilmente controladas. Ácaros preferem atacar gardênias e outras plantas hospedeiras durante períodos secos e quentes. Os sintomas incluem manchas brancas ou incolores nas folhas. Se você percebeu esses pontos, provavelmente terá uma infestação intensa desses ácaros.

Nematoides são vermes microscópicos que se alimentam de raízes das gardênias. Os sintomas geralmente se apresentam durante o clima quente e seco, quando a planta começa a murchar devido ao dano à raiz. A morte pode ocorrer ao longo do tempo. Várias espécies de nematoides podem apresentar sintomas diferentes nas gardênias.

Vários inseticidas, tanto químicos e naturais, estão disponíveis para prevenir e controlar estas pragas. Se as populações são baixas, métodos culturais de controle são suficientes. Tome cuidado ao usar agrotóxicos de qualquer espécie.

Doenças da gardênia e danos por insetos
Ao usar inseticidas se proteja adequadamente (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)

Outros problemas

A queda de flores ocorre quando estas estão fechadas e acabam caindo de sua gardênia. Vários fatores estressantes podem causar isso, incluindo pragas de insetos, nematoides, excesso de fertilizantes, muita ou pouca irrigação, luz solar insuficiente, tempo quente ou má drenagem. O amarelamento das folhas, enquanto típico durante várias épocas do ano, pode ser resultado dos mesmos estressores prejudiciais como na queda de flores. Clorose pode ser o resultado de um alto pH em seu solo; gardênias amam pH ácido e muito pouco deste químico pode causar a formação de ferro em seu solo em uma forma que a gardênia não consiga absorver.

Doenças da gardênia e danos por insetos
Preste atenção na coloração das plantas (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível